terça-feira, 11 de maio de 2010

Saiba mais sobre o papamóvel que Bento XVI usará em Portugal

bentoxviportugal.pt


Bento XVI usará um "papamóvel" de 272 cavalos e transmissão automática em Lisboa, no dia 11 de Maio, do aeroporto até a Nunciatura Apostólica, dali até ao Terreiro do Paço, e de regresso à representação diplomática da Santa Sé.


O modelo ML 430, derivado da linha de "SUV" (utilitários desportivos que exteriormente se assemelham a carrinhos sobrelevados), chegou à garagem da Santa Sé em 2002. O veículo tem cobertura de plástico transparente à prova de bala, proteção que começou a ser usada com João Paulo II depois da tentativa de assassinato, a 13 de Maio de 1981.


O veículo, com as armas do Vaticano pintadas nas portas, banco em pele e barras horizontais que permitem ao Papa segurar-se quando está de pé, será novamente utilizado em 12 de Maio, no trajeto entre o Estádio Municipal de Fátima e o Santuário e nos deslocamentos no Santuário.


O "papamóvel" volta à estrada no dia 14, no percurso que se inicia no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, em Gaia, junto à Ponte do Infante, e termina na Avenida dos Aliados, na cidade do Porto.


Há cerca de dois anos e meio, em dezembro de 2007, o Vaticano recebeu um sem capota, destinado a ser usado quando as condições climáticas e de segurança permitem trajetos ao ar livre.


A matrícula das viaturas usadas pelos Papas é habitualmente "SCV 1", "Stato della Città del Vaticano" (designação, em italiano, de "Estado da Cidade do Vaticano"), com o algarismo a representar a posição do Papa na hierarquia da Igreja Católica.


Portugal também teve o "seu" papamóvel": trata-se de um da extinta marca UMM, de cor branca, que foi usado por João Paulo II em 1991, no seu deslocamento à Madeira.


O veículo voltou a ser utilizado há sete meses, para transportar a Imagem Peregrina da Senhora de Fátima desde o Aeroporto da Madeira, e vai levá-la de novo ao avião quando regressar ao Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog