terça-feira, 25 de maio de 2010

Entenda a importância de uma boa formação para o sacerdócio

Canção Nova Notícias


Nesta semana, o Canção Nova Notícias inicia a série "Sacerdote para Sempre". Na primeira reportagem você vai conhecer a importância da formação sacerdotal, o que pensa quem começa e o exemplo de quem já dedicou toda a vida a serviço desse ministério.

Assista à reportagem


Padre Leandro dos Santos dá os primeiros passos como sacerdote. Há dois meses ele foi ordenado, mas o chamado surgiu desde criança e se concretizou nesta Igreja. O exemplo de padre Hugo foi fundamental. Ele vivia "sempre com muita piedade, muito zelo e isso foi me motivando a ser padre", conta.

Depois de festas, novenas na paróquia onde foi ordenado, vem o senso de responsabilidade. Ele já se sente preparado para os desafios que terá pela frente como sacerdote. E não teme pela decisão que tomou. "Nunca vi o celibato como perda de algo, a castidade, a pobreza e a obediência. Muito pelo contrário. Eu sempre enxerguei como uma oferta".

Hoje ele dá aulas vocacionais para os jovens que desejam iniciar a vida sacerdotal. Patric Alves de Carvalho é um dos alunos, tem 17 anos, e sonha em seguir esse ministério. "Veio o chamado de Deus no nosso coração e veio essa busca de querer saber se realmente esse é o caminho", disse.

A expectativa de Tomás Ranieri da Silva é a de contribuir como padre para um mundo melhor: "Jesus quer pessoas que levem essa luz. O mundo tá precisando de luz".

É nessa fase inicial, chamada de propedêutico, que todos eles terão a oportunidade de fazer o primeiro contato com o mundo da Igreja e confrontar com o projeto de sacerdócio que eles idealizaram.

Padre Marcial Maçaneiro explica que existem três importantes motivos que contribuem para a formação de um bom sacerdote: A vocação, o sentimento de estar humanamente integrado às realidades do mundo e a motivação pelo serviço que irá prestar à Igreja.

"Nesta linha se trabalharmos bem o 'tripé' e o que se investe da parte espiritual, humana e formação continuada. Quem encara isso aí, tem muitas chances de ser feliz e fazer os outros felizes como padre", explicou.

Tanto no seminário como na faculdade o estudante irá adquirir formação espiritual, teológica, humana, comunitária e até mesmo técnica.

"A gente procura não dividir a formação de forma estanque. A pessoa é sujeito de sua formação, ela vai inteira nessas etapas e é acompanhada tanto em casa, no seminário, quanto na faculdade de teologia e filosofia", explicou padre Marcial.

Mas o caminho por quem deseja ser sacerdote é grande. Pelo menos duas faculdades são fundamentais, a de teologia e a de filosofia. São cerca de 120 disciplinas a serem estudadas. A base que orienta a formação de todo sacerdote são mantidas por duas colunas: a da fé, que alimenta a relação entre o homem e Deus; e a da formação que prepara o sacerdote para o serviço da Igreja. Fé e conhecimento se complementam.

De acordo com padre Marcial, "o ser humano maduro é aquele que consegue ter fé, bom conhecimento e, ainda mais, traduzir isso num projeto de vida".

Os estudos são intensos, mas ser sacerdote não é profissão. É ministério. O conhecimento e a fé se completam com a inspiração divina, que se manifesta de forma diferente em cada indivíduo.

Já se passaram 86 anos, mas a lembrança do momento em que Monsenhor Leite assumiu a vocação para o sacerdote ainda está muito presente na memória e no coração. São 61 anos de
sacerdócio. Se ele pudesse voltar atrás. "Eu iria fazer a mesma coisa, com uma condição, melhorando alguma coisa que eu posso melhorar", afirma o monsenhor.

Se Tomás e Patric conseguirão chegar lá, isso ninguém sabe. O certo é que padre Leandro assim como seguiu o exemplo de Padre hugo, também deseja que os novos sacerdotes sigam o dele. "Eu espero que o meu sacerdócio seja sementeira de novas vocações", disse.

A complexidade da formação humana e a exigência dos tempos atuais deixarão que a vida reaja aos desafios da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog