quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mantenhamos o Espírito na realidade

A humanidade deu mais um passo para o futuro. Neste mês de maio/2010 a equipe de Craig Venter deu publicidade a um trabalho científico, pelo qual conseguiu elaborar a primeira bactéria capaz de viver com um DNA montado em laboratório. Foi um passo notável para a insaciável mente humana, em busca permanente dos “porquês” e dos “comos”. Passados os primeiros momentos de estupor, já é possível fazer uma avaliação mais realista.

  1. Trata-se de uma façanha da inteligência humana, cumprindo o imenso desafio do Gênesis: “Dominai a terra” (Gen 1, 28). Portanto, nada a temer. A humanidade está fazendo a lição de casa.
  2. O cientista chefe não é nenhum desconhecido no mundo da ciência. Quando da decifração do genoma humano, com uma verba dez vezes menor, em caráter não-oficial, conseguiu bater a equipe do governo, chegando aos resultados esperados bem antes.
  3. Quem achava que os americanos estavam saindo da cena científica, devido à crise econômica, precisam rever seus conceitos. Temos aqui um novo candidato ao prêmio Nobel. (No Brasil, em um dia qualquer, ainda vamos ter esse prêmio).
  4. O fabuloso feito, contudo, não chega a criar vida a partir dos seres inanimados. Aproveita-se de uma bactéria pré-existente, na qual se substituiu o DNA original, por um que foi planejado em laboratório. É o aperfeiçoamento, em outra dimensão – numa comparação pobre – do enxerto. Numa cepa de laranjeira silvestre (cavalo), se pode sobrepor uma segunda espécie de laranja, cujo resultado será da qualidade desejada pelo ser humano.
  5. A experiência assim mesmo é fantástica, pois admite bilhões de possibilidades. Desde os usos mais nobres, até a síntese de bactérias da maldade. Pode virar uma guerra, ou pode virar a salvação da vida humana. Espero que se faça uma nova declaração da ONU, sobre os Direitos Humanos. Desta vez encarando os limites das experiências científicas.
  6. Não sei se um dia a ciência terá o poder de “criar” vida, e imitar o Onipotente. O fato é que antes disso precisa pelo menos desvendar o que é a matéria escura, e como curar a calvície.

Dom Aloísio Roque Oppermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog