sábado, 15 de maio de 2010

Papa despede-se de Portugal desejando renovado impulso espiritual

CN Notícias

Bento XVI despede-se dos portugueses no aeroporto da cidade do Porto, após quatro dias de visita
A 15ª Viagem Apostólica do Pontificado de Bento XVI terminou após quatro dias de intensa programação, que incluiu Santas Missas, Discursos, Orações e uma série de encontros.


"O meu desejo é que a minha visita se torne incentivo para um renovado impulso espiritual e apostólico. Que o Evangelho seja acolhido na sua integridade e testemunhado com paixão por todos os discípulos de Cristo, a fim de que se revele como fermento de autêntica renovação de toda a sociedade!", pediu.


Acesse





Leia mais




















A Cerimônia de despedida aconteceu no aeroporto internacional do Porto, às 13h30min (em Portugal - 9h30min em Brasília) desta sexta-feira, 14.


O Santo Padre fez seu discurso após as honras militares, a execução dos hinos e o discurso do presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. "Os Portugueses puderam estar de perto com o Santo Padre e conhecer melhor a Sua pessoa. E Nela encontraram a bondade humana, o carisma sereno, a profundidade de pensamento, a fortaleza de ânimo, sinais inspiradores num tempo de grandes desafios como aquele que atravessamos. [...] Esteve entre nós um Pastor que indica um caminho àqueles que o seguem. Um peregrino sábio que vai ao encontro de todos os homens de boa vontade", ressaltou Cavo Silva.


"Para todos os portugueses, fiéis católicos ou não, aos homens e mulheres que aqui vivem, mesmo sem aqui terem nascido, vai a minha saudação na hora da despedida. Não cesse entre vós de crescer a concórdia, essencial para uma sólida coesão, caminho necessário para enfrentar com responsabilidade comum os desafios com que vos debateis", complementou o Papa.


Bento XVI pediu que a nação continue a manifestar sua grandeza de alma, com uma abertura solidária e profundo sentido de Deus.


"Em Fátima, rezei pelo mundo inteiro pedindo que o futuro traga maior fraternidade e solidariedade, um maior respeito recíproco e uma renovada confiança e confidência em Deus, nosso Pai que está nos céus".


o Santo Padre destacou que leva "guardada na alma a cordialidade do vosso acolhimento afetuoso, a forma tão calorosa e espontânea como se cimentaram os laços de comunhão com os grupos humanos com quem pude contatar, o empenho que significou a preparação e a realização do programa pastoral planejado".


Às 14h (em Portugal - 10h em Brasília) aconteceu a partida do Aeroporto Internacional do Porto para Roma. Ao deixar o território português, Bento XVI enviou uma mensagem telegráfica ao presidente Cavaco Silva, agradecendo o acolhimento do governante e o apoio do governo em garantir a tranquila realização da visita.


"Com ponto mais alto em Fátima, onde pude ajoelhar aos pés de Nossa Senhora, depondo no seu coração materno aflições e esperanças da família humana inteira e, de modo especial, do dileto povo português sobre cujo presente e futuro invoco a luz protetora de Deus com propiciadora bênção apostólica", indica o texto enviado pelo Pontífice.



Saiba mais sobre a visita


Bento XVI chegou nesta terça-feira, 11, a Portugal. Lisboa é a primeira cidade a receber o Pontífice, que também visita Fátima e Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses. Nesta 15ª viagem apostólica de seu Pontificado, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.


No entanto, um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no último domingo, 9, durante a saudação inicial da oração Regina Coeli. Neste ano, o País anfitrião também celebra os 100 anos da Proclamação da República.


O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (dia 12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima (dia 13).


Terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido às cerimônias do 13 de Maio em 1996. Foi o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.


A maioria das viagens de Bento XVI foi realizada na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal - Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009) -, outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).


Ainda neste ano, o Papa fará mais três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog