terça-feira, 11 de maio de 2010

Papa em Portugal: confira detalhes da visita que começa amanhã

bentoxviportugal.pt e Ecclesia


Papa visitará Portugal durante quatro dias

Bento XVI chega nesta terça-feira, 10, a Portugal. Lisboa é a primeira cidade a receber o Pontífice, que também visitará Fátima e Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses.

.: OUÇA o Hino
.: Infográfico do programa da visita do Papa

Nesta 15ª viagem apostólica de seu Pontificado, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.

No entanto, um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no último domingo, 9, durante a saudação inicial da oração Regina Coeli.

As celebrações no Santuário serão transmitidas pela internet e será a primeira vez que um Papa entrega pessoalmente a Rosa de Ouro para a Rainha de Portugal.

"Convido todos a acompanhar-me nesta peregrinação, participando ativamente com a oração: com um só coração e uma só alma invoquemos a intercessão da Virgem Maria pela Igreja, em particular pelos sacerdotes, e pela paz no mundo", pediu.

O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros do dia 13 com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima.

Naquela que as autoridades portuguesas afirmam ser a maior operação de segurança da história do país, Bento XVI vai recorrer a helicópteros, "Papamóvel" e a viaturas blindadas fechadas para os trajetos em Lisboa, Fátima e Portugal.

Ao longo de meses, desde o início formal da visita, em Outubro, a viagem tem sido preparada por uma equipe coordenada pelo Bispo auxiliar de Lisboa, Dom Carlos Azevedo, com comissões distribuídas pelas três dioceses a serem visitadas pelo Papa: Lisboa, Fátima e Porto.

No total, entre autoridades, serviços oficiais, voluntários e colaboradores, a organização da visita mobilizou cerca de 10.000 pessoas. Mais de 2.500 profissionais, entre jornalistas, realizadores, técnicos, cinegrafistas, assistentes e pessoal de apoio vindos de mais de 25 países estão acreditados para a fazer a cobertura noticiosa da visita.

Os fiéis tiveram acesso a duas catequeses preparatórias para a visita - Desafios à Igreja de Lisboa e Ainda precisamos de Pedro? -, além de ser possível acessar, no site oficial da visita, um documento com citações do então Cardeal Ratzinger e o roteiro completo da viagem (confira os documentos ao final do texto).

Terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido às cerimônias do 13 de Maio em 1996.

Foi o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.

A maioria das viagens de Bento XVI foi realizada na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal - Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009) -, outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).

Ainda neste ano, o Papa fará mais três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog