domingo, 25 de abril de 2010

Ser discípulo de Jesus significa estar com o Mestre,diz Pe. Jonas

Renan Félix / Canção Nova
Ser discípulo de Jesus significa estar junto do Mestre, afirma Padre Jonas
O Fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib, esteve presente na manhã desta quinta-feira, 24, na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que acontece em Aparecida (SP) desde o dia 13. Em entrevista o sacerdote fala da importância da Conferência para a Igreja e também testemunha sua experiência de discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Sobre o tema da V Conferência: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos tenham Nele a vida”

No começo do ano passado nós fomos convidados pelo Pontifício Conselho para os leigos para participar de um congresso sobre esse tema lá em Bogotá, onde está justamente a sede do CELAM. Primeiro que foi maravilhoso, segundo, que em meu coração explodiu. Estava junto com Dom Alberto e nós o tempo todo estávamos nos entreolhando e manifestávamos com os olhos e sorrisos a nossa alegria em ver como os participantes estavam aprofundando aquele tema. Porque há quanto tempo nós desejávamos que um tema assim fosse tratado pelo CELAM e ali estávamos fazendo uma apresentação das Novas Comunidades e dos movimentos a respeito disso. E agora esta V Conferência tratando diretamente deste assunto.


Ser discípulo e missionário de Jesus

É só olhar para minha cara, me acompanhar naquilo que eu faço, para perceber que graças a Deus sou discípulo e não paro de ser discípulo e quero ser discípulo até o final da minha vida. E por isso eu sou missionário, com 70 anos. Desculpa a referência, mas o povo diz: “a gente não acredita que o senhor tem 70 anos”. E hoje estou dizendo, mas o Papa tem 80! E nós vimos a agilidade, dinamismo, disposição física do Papa aqui no Brasil porque eu acredito que o Papa, como Pedro, continua sendo discípulo de Jesus.

Ser discípulo de Jesus significa estar junto do Mestre, andar com o Mestre, caminhar com o Mestre, escutar, ver e perceber o procedimento do Mestre. Os apóstolos puderam fazer isso, nós não podemos ficar vendo a atitude do Mestre, mas através das escrituras, dos Evangelhos principalmente, e as referências das cartas, a gente percebe o jeitinho que era o Mestre Jesus. Vamos conformando com isso, mas não é esse se conformar brasileiro, eu me conformo, acomodação. Não! É o original da palavra, tomar a forma do Mestre. Tem sido duro, porque o meu “gesso” é meio duro para pegar as feições do Mestre, mas eu fico admirado de quando as pessoas me dizem: “padre o senhor passa uma paz, uma alegria”. Algumas chegam a dizer: “na sua presença, a gente sente uma presença diferente, é como se Jesus estivesse com o senhor”. Eu me alegro porque esse é o meu dever, e é o dever de todo cristão, de tal maneira ir se parecendo com o Mestre porque convive com o Mestre. Eu não deixo as minhas missões, nem deixo as minhas Missas e mesmo que eu tenha pouco tempo para celebrar a Missa eu capricho. Faço questão de não perder minha adoração, não deixo de estar estudando a Bíblia, claro, entendendo que esse estudo não é apenas intelectual, mas eu tento penetrar na Bíblia. É por isso que eu tenho uma estante só de Bíblias nas várias traduções. Não só as várias traduções em português, mas tenho também umas Bíblias muito especiais em outras línguas, até mesmo uma Bíblia em hebraico e aramaico para tentar ir conferindo e vendo como Jesus era pra eu entra numa luta continua ser como Jesus.


Proposta da V Conferência

A V Conferência está propondo como Igreja, o testemunho de pessoas que cumpram a palavra de Deus. Eu vejo que esse propondo é uma palavra de ordem, nós Igreja temos que aprender a ser disciplinados. Temos que ser disciplinados e assim tomar esse acontecimento da V Conferência não só como uma simples proposta, mas como uma palavra de ordem na Igreja, e palavra de ordem da Igreja é sermos discípulos para sermos missionários, para que então, os povos da América possam ter vida, vida em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog