terça-feira, 20 de abril de 2010

Papa a jovens de Malta: Encontro com Jesus é experiência de amor



Papa e jovens de Malta na chegada ao porto de Valletta
"Cada encontro pessoal com Jesus é uma experiência avassaladora de amor", disse Bento XVI durante o encontro com os jovens de Malta na tarde deste domingo, 18.


O Papa indicou o exemplo de São Paulo como a conversão que leva a se tornar discípulo e ter "o desejo ardente de levar o anúncio desse amor até os confins da terra".


À possível pergunta de que, tendo São Paulo sido severo em seus escritos, como poderia se afirmar que difundiu uma mensagem de amor, Bento XVI ofereceu a seguinte resposta:


"Deus ama cada um de nós com uma profundidade e intensidade que nem sequer podemos imaginar. Ele nos conhece intimamente, conhece cada uma das nossas capacidades e cada um de nossos erros. Posto que nos ama tanto, deseja purificar-nos de nossos erros e fortalecer nossas virtudes, de maneira que possamos ter vida em abundância. Ainda que nos chame a atenção quando há algo em nossa vida que lhe desegrada, Deus não nos rejeita; antes, nos pede para mudar e sermos mais perfeitos. Isso é o que pediu a São Paulo no caminho de Damasco. Deus não rejeita ninguém, e a Igreja tampouco rejeita ninguém. Mais ainda, em seu grande amor, Deus nos desafia a cada um para que mudemos e sejamos melhores".


A seguir, o Santo Padre repetiu insistentemente: "Não tenhais medo". Frente às oposições encontradas à mensagem do Evangelho, em meio a culturas que promovem ideias e valores diversos dos vividos e pregados por Cristo, é preciso não se deixar abater.


"Às vezes, essas ideias são apresentadas com um grande poder de persuasão, reforçadas pelos media e pelas pressões sociais de grupos hostis à fé cristã. Quando se é jovem e impressionável, é fácil sofrer a influência de outros para que aceitemos ideias e valores que sabemos não serem os que o Senhor quer realmente para nós. Por isso, repito: Não tenhais medo; antes, alegrai-vos do amor que Ele tem por vós; confiai-vos a Ele, respondei ao seu convite a ser seus discípulos, encontrai alimento e ajuda espiritual nos sacramentos da Igreja".


O Papa também disse que, no contexto da sociedade europeia, "os valores evangélicos estão chegando a ser de novo uma contracultura, como acontecia nos tempos de São Paulo".


Por fim, destacou que todo o cristão deve levar a mensagem do Evangelho a todos. "Deus ama a cada pessoa deste mundo, mais ainda, ama a cada pessoa de todas as épocas da história do mundo. Na morte e ressurreição de Jesus, que se faz presente cada vez que celebramos a Missa, Ele oferece a todos a vida em abundância. Como cristãos, somos chamados a manifestar o amor de Deus que inclui a todos. [...] Não tenhais medo de ser amigos íntimos de Cristo".



Itinerário


o Santo Padre Bento XVI deslocou-se de papamóvel para o cais do porto de Kalkara, de onde transferiu-se de barco para o grande Porto de La Valletta, antes da despedida na Nunciatura Apostólica, em Rabat.


O barco do Papa, no qual também se encontrava uma representação de jovens, foi escoltado por uma frota de pequenos barcos típicos das ilhas maltesas.


Após o desembarque, o Santo Padre dirigu-se ao palco para o encontro com os jovens, que começou às 17h15min (hora local), com a saudação do Bispo de Gozo, Dom Mario Grech. Ao final do momento de cantos, leituras e testemunhos dos jovens, o Papa pronunciou seu discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog