terça-feira, 6 de abril de 2010

Regina Coeli na Segunda-feira da Oitava da Páscoa 2010

Bollettino della Sala Stampa della Santa Sede

Queridos irmãos e irmãs!

Na luz da Páscoa - que celebramos durante toda esta Semana - renovo os meus mais cordiais votos de paz e de alegria. Como sabeis, a segunda-feira após o Domingo da Ressurreição é tradicionalmente chamada de "Segunda-feira do Anjo". É muito interessante aprofundar essa referência ao "Anjo". Naturalmente, o pensamento se dirige imediatamente aos relatos evangélicos da ressurreição de Jesus, nos quais se apresenta a figura de um mensageiro do Senhor. São Mateus escreve: "E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. Resplandecia como relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve" (Mt 28, 2-3). Todos os Evangelistas, pois, precisam que, quando as mulheres foram ao sepulcro e o encontraram aberto e vazio, foi um anjo a anunciá-las que Jesus havia ressuscitado. Em Mateus, esse mensageiro lhas diz: "Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse" (Mt 28, 5-6); então aponta para o túmulo vazio e as encarrega de levar o anúncio aos discípulos. Em Marcos, o anjo é descrito como "um jovem, vestido com roupas brancas", que dá às mulheres uma mensagem idêntica (cf. Mc 16, 5-6). Lucas fala de "dois homens em vestes resplandecentes", que recordam às mulheres como Jesus havia prenunciado muito antes a própria morte e ressurreição (cf. Lc 24, 4-7). Também São João fala de "dois anjos em vestes brancas"; é Maria Madalena que o vê, enquanto chora perto do sepulcro, e o anjo lhe diz: "Mulher, por que choras?" (Jo 20, 11-13).

Mas o Anjo da ressurreição se refere também a um outro significado. É preciso recordar, de fato, que o termo "anjo", além de definir os Anjos, criaturas espirituais dotadas de inteligência e vontade, servos e mensageiros de Deus, é também um dos títulos mais antigos atribuídos ao próprio Jesus. Lemos, a esse exemplo, em Tertulliano, no século III: "Ele - isto é, Cristo - foi também chamado "anjo do conselho", isto é, anunciador, que é um termo que denota uma tarefa, não a natureza. Com efeito, ele devia anunciar ao mundo o grande projeto do Pai para a restauração do homem" (De carne Christi, 14). Assim o disse um dos mais antigos escritores cristãos. Jesus Cristo, o Filho de Deus, então, é chamado também de Anjo de Deus Pai: Ele é o Mensageiro por excelência do seu amor. Queridos amigos, pensemos agora no que Jesus ressuscitado disse aos Apóstolos: "Como o Pai me enviou, eu também vos envio" (Jo 20, 21); e comunicou-lhe o seu Santo Espírito. Isso significa que, como Jesus foi anunciador do amor de Deus Pai, também nós o devemos ser da caridade de Cristo: somos mensageiros da sua ressurreição, da sua vitória sobre o mal e sobre a morte, portadores de seu amor divino. Certo, permanecemos, por natureza, homens e mulheres, mas recebemos a missão de "anjos", mensageiros de Cristo: vem dada a todos no Batismo e na Crisma. De modo especial, através do Sacramente da Ordem, a recebem os sacerdotes, ministros de Cristo; me apraz sublinhá-lo neste Ano Sacerdotal.

Queridos irmãos e irmãs, nos voltemos agora a Virgem Maria, invocando-a como Regina Caeli, Rainha do Céu. Que Ela nos ajude a acolher plenamente a graça do mistério pascal e a nos tornarmos mensageiros corajosos e alegres da ressurreição de Cristo.

[Após a oração do Regina Caeli, o Papa dirigiu-se aos fiéis em seis línguas diferentes. Em espanhol, disse]

Cristo ha resucitado y vive entre nosotros. Su presencia amorosa acompaña el camino de la Iglesia y la sostiene en medio de las dificultades. Con esta certeza en vuestro corazón, ofreced al mundo un testimonio sereno y valiente de la vida nueva que brota del Evangelio.

Cristo ressuscitou e vive entre nós. Sua presença amorosa acompanha o caminho da Igreja e a sustenta em meio às dificuldades. Com esta certeza em vosso coração, oferecei ao mundo um testemunho sereno e valente da vida nova que brota do Evangelho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog