sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Jesus é o maior tesouro", diz Cardeal Bertone em visita ao Chile


O presidente chileno Sebastián Piñera e o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Bertone
O secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Tarcisio Bertone, encontrou-se com o presidente chileno Sebastián Piñera nesta quarta-feira, 7.


Após o encontro, Bertone destacou a unidade do país para enfrentar os efeitos do recente terremoto e a vontade de celebrar os 200 anos de independência em conformidade com a "alma do Chile". O Cardeal está em visita ao país desde terça-feira, 6.





"Expressei ao senhor presidente a aprovação do Santo Padre pelos passos corajosos de unidade que todos os setores da sociedade chilena têm feito para superar, como um só corpo, as graves consequências do terremoto e do maremoto", disse o secretário de Estado após o encontro com Piñera na sede do governo, o Palácio La Moneda.


No contexto de emergência que vive o país, o secretário transmitiu a disponibilidade da Igreja Católica, através da Cáritas, para consolar aqueles que sofrem não somente com ajuda material, mas também com escuta e oração. Da mesma forma, se mortrou agradecido pela preocupação do governo pelos prejuízos sofridos também pela Igreja, em seus templos, escolas, lares e instituições de caridade. "Estamos certos de que a generosidade de todos garantirá que o Chile levante habitações para as famílias desabrigadas e, do mesmo modo, também reconstruir juntos a casa de todos, a mesa de todsos, o lugar comum que congrega a comunidade em torno de Cristo, o Senhor ressuscitado".



"Alma do Chile"


A visita do Cardeal Bertone é fruto de um convite formal por ocasião do bicentenário do país. Sobre esta comemoração, o purpurado assinalou: "Sem dúvida alguma será uma oportunidade preciosa de destacar os valores fundamentais deste país e seu povo. Muitos deles tornaram-se evidentes neste momento de dor. Os mais típicos da identidade chilena, o que o Cardeal Raúl Silva Henríquez chamou de 'alma do Chile', será a base que convoque, no aniversário da independência, o renovar do compromisso em fazer deste país uma terra cada vez mais justa, fraterna e solidária".


Bertone acrescentou: "Os bispos do Chile indicaram que o maior dom que a Igreja pode oferecer ao seu país no bicentenário é Jesus Cristo e seu Evangelho. Certamente ele é o nosso maior tesouro. A vida que Ele nos oferece é um caminho seguro para chegar, como sociedade, a um bom porto, a dias melhores para as gerações futuras".


O Cardeal concluiu sua intervenção desejando que a Virgem do Carmo acompanhe as autoridades e a todos os construtores da sociedade "neste momento tão significativo de sua história".



Convite ao Santo Padre


Por sua vez, o presidente Sebastián Piñera agradeceu a visita do Cardeal Tarcisio Bertone e, em sua pessoa, agradeceu "a ajuda que a Igreja Católica nos ofereceu nestes tempos de adversidade e tragédia. [...] Quero agradecer pessoalmente ao Santo Padre por sua preocupação por nosso país, que se manifestou na oração do Angelus, na bênção Urbi et Orbe".


Posteriormente, o mandatário anunciou o convite oficial para que o Santo Padre visite o país quando sua saúde e agenda o permitam. Mediante o convite, Bertone comentou que a visita não seria antes de 2012, "se Deus concede ao Santo Padre uma boa saúde, como agora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog