sábado, 28 de novembro de 2009

PE. FUNES: QUESTIONAMENTO SOBRE VIDA EXTRATERRESTRE MERECE SÉRIA CONSIDERAÇÃO

PE. FUNES: QUESTIONAMENTO SOBRE VIDA EXTRATERRESTRE MERECE SÉRIA CONSIDERAÇÃO

Cidade do Vaticano, 10 nov (RL) - O diretor do Observatório Astronômico Vaticano. Pe. José Funes, explicou – numa coletiva realizada esta manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé – porque o Vaticano se interessa pela "Astrobiologia".

"Embora a Astrobiologia seja um campo emergente e um tema em via de desenvolvimento, as questões relativas às origens da vida e a pergunta se a vida existe em outro lugar no universo são perguntas apropriadas e merecem uma séria consideração" – frisou Pe. Funes.

A coletiva de imprensa teve lugar ao término de uma semana de estudo sobre a Astrobiologia organizada pela Pontifícia Academia das Ciências e pelo Observatório Astronômico Vaticano.

O campo de estudo é multidisciplinar e abarca diversas disciplinas do saber científico: astronomia, cosmologia, biologia, química, geologia e física.

As questões sobre a origem da vida e sobre a existência da vida no universo "têm muitas implicações filosóficas e teológicas", embora durante o encontro "tenha sido focalizada a perspectiva científica" – observou o sacerdote jesuíta.

O objetivo dos referidos organismos organizadores do evento foi a promoção das ciências naturais e o estímulo a uma abordagem interdisciplinar. Professores de diversas universidades do mundo – Roma, Tucson (no Arizona, EUA), e Paris – participaram da coletiva de imprensa.

Essa semana de estudos se insere no âmbito das iniciativas que celebram o "Ano Internacional da Astronomia", declarado pela ONU para este 2009 para celebrar o 4º centenário das primeiras observações astronômicas feitas por Galileu Galilei.

Trata-se de uma iniciativa da União Internacional de Astronomia e da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A abertura oficial deste "Ano Internacional da Astronomia" teve lugar nos dias 15 e 16 de janeiro passado, na sede da Unesco, em Paris. (RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog