terça-feira, 9 de março de 2010

Vigília na Terra Santa reúne fiéis para a oração durante a quaresma

Thaysi Santos

Canção Nova Notícias, Terra Santa


Na Terra Santa uma vigília, que acontece desde o século 18, reúne os fiéis para rezar durante a quaresma no Santo Sepulcro.

Assista à reportagem


Todos os sábados durante a quaresma os frades da Custódia da Terra Santa se reúnem, pouco antes da meia-noite, no Santo Sepulcro para uma vigília, antes da celebração da Santa Missa no Calvário.

Padre Nicolas, responsável pela Comissão Litúrgica da Custódia explica que num primeiro momento são recitados três salmos, seguindo a estrutura da liturgia romana. Depois é feita uma oração especial, uma reflexão dos salmos. E em seguida, duas leituras: uma da Sagrada Escritura e outra da tradição apostólica dos padres da Igreja.

Algo particular dessa vigília é que depois das leituras há os cânticos e a procissão com o Evangeliário ao redor da Edícola do Santo Sepulcro.

O presidente da celebração, padre Artemio Victores, vigário da Custódia, entrou em seguida no Sepulcro e proclamou o Evangelho da Ressurreição.

Mesmo no tempo quaresmal, a cada domingo é proclamado aqui um Evangelho diferente da Ressurreição, com base em cada evangelista, por ser este o local, por excelência, da vitória de Jesus sobre a morte.

Assim como todas as celebrações na Terra Santa, a Vigília no Santo Sepulcro segue uma tradição antiga e a cada ano mais e mais fiéis e peregrinos se unem à comunidade religiosa de Jerusalém para vivenciar momentos significativos como este: fazer memória à paixão de Jesus, exatamente no local em que tudo
aconteceu.

A Comissão Litúrgica da Custódia se inspirou nos escritos da peregrina Egéria, que fez um minucioso relato sobre a viagem que fez ao Oriente Médio no século quarto e deu toda a indicação de como era feita a Vigília na época em que ela mesmo participou.

Em 1754, já se falava desse momento de oração no Sepulcro. Após o Concílio Vaticano II a vigília passou por algumas renovações, e depois, também teve que se adaptar ao status quo, que há dentro do Sepulcro e rege espaço e tempo das comunidades cristãs.

Mesmo tendo passado por adaptações, a essência e significado de sua liturgia permanecem inalterados, embora já se pense em possíveis alterações estruturais para permitir uma participação maior de fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog