quinta-feira, 4 de março de 2010

Cristãos realizam Via Sacra na Terra Santa pedindo paz ao mundo

Thaysi Santos
Canção Nova Notícias, Terra Santa


Árabes cristãos e peregrinos italianos participaram de uma Via Sacra em Belém em favor da paz na Terra Santa e no mundo. O evento também faz memória à construção do muro que divide Israel e Palestina.

Assista à reportagem


Fiéis de Belém e cidades vizinhas se uniram à família franciscana para uma grande procissão pela paz, animada por jovens das comunidades cristãs. A iniciativa é da Pax Christi, movimento italiano engajado na luta pela paz no mundo, em parceria com as paróquias católicas de Beit Jala, Belém e Beit Sahour. Muitos peregrinos italianos participaram. Cantos e orações tanto em árabe como em italiano uniram ainda mais os fiéis e peregrinos na espiritualidade quaresmal.

Num verdadeiro clima de oração, os fiéis partiram da Ação Católica, em direção à Igreja Salesiana, passaram pela Igreja Melquita, depois rezaram na Praça da Manjedoura e seguiram até a Basílica da Natividade. Dom Giovani, bispo italiano, representou o Patriarca Dom Fouad Twal. Ele trouxe palavras de esperança aos árabes cristãos.

O frio não segurou os cristãos em casa. Esse é o terceiro ano que a procissão percorre as ruas da cidade, exatamente no dia em que os palestinos fazem memória à construção do muro que divide Belém e Israel, iniciada há 7 anos.

O muro, construído pelos judeus, bloqueia o acesso dos palestinos ao território israelense e traz uma série de limitações à comunidade local.

"Os jovens daqui precisam de um pouco de esperança para que possam permanecer nessa terra", disse a catequista de Belém, Glória Nasser. "E nós precisamos da juventude aqui. Mas hoje eles não podem nem ir a Jerusalém, só quando conseguem permissões".

"Um evento como esse é fundamental para que os cristãos dêem uma resposta em relação a esse bloqueio provocado pelo muro. Os cristãos são minoria aqui, com uma maioria muçulmana. (...) Então quando essa minoria vem às ruas para rezar e cantar junto num tempo como esse de quaresma é importante para haver um reconhecimento, firmar a idéia de que os cristãos existem e querem permanecer nessa terra", afirmou Vincenzo Bellomo, da Associação Terra Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog