sexta-feira, 5 de março de 2010

Artigo Padre Orlando Maffei: Planeta Terra, casa de todos.

O planeta Terra não passa de um grão de areia na imensidão do universo. Mas é um grão de areia habitado, onde pulsa um coração vivo e vibrante. Nele, o ciclo da vida se reproduz há bilhões de anos. É o único planeta conhecido onde a vida viceja exuberante. A mulher e o homem são chamados a habitar essa grande casa, a manter viva a sinfonia da criação, a cuidar, respeitar e conviver com a variedade e pluralidade das formas de vida. O ser humano foi colocado neste planeta como em um jardim do qual deve cuidar.

O cuidado é uma maneira de viver diferente das relações de domínio e de mercado. Pela ganância, multidões adoecem e sobrevivem na indigência. A grande melodia do universo vem sendo sistematicamente rompida. Aprofundam-se a cada ano os sinais de devastação. A humanidade, com seu ritmo de devastação, está consumindo mais do que o planeta pode oferecer. Isso significa que demos início a um processo de autodestruição.
O desafio agora é refazer a sinfonia universal. O respeito para com a criação é respeito ao Criador. Cuidar do planeta não é um slogan, mas um dever da nossa fé e um dever para com a vida.

Vamos examinar as muitas injustiças e o desrespeito á vida que derivam de uma economia que idolatra o mercado e não enxerga as pessoas. Hoje, com maiores fontes de informação, temos mais condições de perceber e denunciar problemas. Sabemos mais sobre corrupção, devastação planetária,desrespeito ao direito do cidadão, etc.

Mas também é importante lembrar que crescem iniciativas a favor da vida e dos mais desamparados. Instituições de serviço voluntário, dentro e fora das Igrejas, atuam na defesa da vida, em seus múltiplos aspectos. Organizações, entidades e movimentos sociais vão ajudando a reconstruir esta casa de todos que é o planeta Terra. Um movimento amplo e variado de solidariedade que privilegie não a concepção do crescimento a qualquer custo, mas o desenvolvimento humano sustentável, tanto do ponto de vista social quanto ecológico, há de prevalecer.

Manual da Campanha da Fraternidade – 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog