quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tecnologia: você tem medo de inovar?

Você não gosta de tecnologia ou tem medo das mudanças?

Bom, você pode não gostar ou, até mesmo, achar que não leva jeito para assuntos tecnológicos, mas o fato é que essa realidade digital já permeiam a nossa vida constantemente, por isso é tempo perdido relutar.

Eu admito: são muitas as mudanças, muitas as novidades. Mal aprendemos a utilizar uma ferramenta e já aparece outra mais moderna, mais rápida, mais fácil de executar e com promessas sonhadoras de não travar nem dar problemas; pelo contrário, elas prometem facilitar a nossa vida. Na verdade, quero tentar ajudar você a perceber algo: será que essa indisposição em experimentar as novas tecnologias não revela sintomas do ‘homem velho’? É isso mesmo, o homem que insiste em ficar acomodado à vidinha de sempre, fazendo as mesmas coisas, sempre com as mesmas pessoas, visitando os mesmo lugares, nos mesmos horários.


Hoje, quero lhe convidar a perceber e analisar se você não está permitindo que esse ‘homem velho’ tome conta de você mais uma vez, com velhas manias, velhos pecados e costumes; com um monte de pensamentos quadrados que não fazem bem a você e àqueles que o rodeiam. O pior é que este “acomodar-se” faz de você uma pessoa fechada, metódica, seletiva.

Se a sociedade tem caminhado a passos largos, muito se deve ao crescimento das novas tecnologias.
Não quero dizer com isso que o desenvolvimento tecnológico seja a solução de todos os nossos problemas, ele é apenas um meio para nos levar ao verdadeiro fim: Cristo. E através de Cristo, aos irmãos.

Será que o medo de uma nova ferramenta, de um novo trabalho ou o medo de fazer uma nova experiência com alguém está revelando os sintomas de uma vida estacionada que, a cada dia, se torna mais fechada em si mesma?

Cuidado! O ‘homem velho’ está à espreita, esperando você estacionar, acomodar-se para, aos poucos, retomar o terreno que já foi dele um dia. É preciso estar antenado, pois até o inimigo sabe usar as novas ferramentas e se adequar às novidades para ganhar espaço em seu coração e, assim, trazer de volta o ‘homem velho’.

“Quando o Espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de repouso, e não encontra. Então diz: ‘Vou voltar para a minha casa de onde saí’. Quando chega, ele a encontra desocupada, varrida e arrumada. Então, ele vai e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam aí. No fim, o estado dessa pessoa fica pior do que antes (Mt. 12, 43-45).

Hoje é um novo dia para acolher as novidades de Deus, usando as ferramentas de tecnologia apenas como um meio. Então, quero proclamar uma nova disposição sobre sua vida, quero proclamar: Efatá, Abre-te! (Mc. 7, 32-34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog