domingo, 21 de fevereiro de 2010

Prêmio Nobel nomeado para Pontifícia Academia das Ciências

Vatican Information Service

O Santo Padre nomeou como membro ordinário da Pontifícia Academia das Ciência o professor Gerhard Ertl, docente de Físico-química no Fritz-Haber-Institut der Max-Planck-Gesellschaft, em Berlim (República Federal da Alemanha).

O professor nasceu em Stuttgart, em 1936, e estudou física na Universidade de Stuttgart, Paris e Mônaco da Baviera, obtendo da Universidade Tecnológica de Mônaco da Baviera, em 1965, o título de Doutor rer. nat. em Físico-química.

Após ser assistente e professor no mesmo Instituto, obteve, em 1967, a certificação para o ensino universitário e, em 1968, foi nomeado professor de Físico-química na Universidade de Hannover. Entre 1973 e 1986, foi professor de Físico-química no Ludwig-Maximilians-Universität, de Mônaco da Baviera. Em 1986, mudou-se para Berlim, na qualidade de diretor do Departamento de Físico-Química na Fritz-Haber-Institut der Max-Planck-Gesellschaft.

Suas pesquisas envolvem, em particular, as reações químicas em superfícies sólidas e que são a base de catálise heterogênea, empregada tanto em química industrial quanto em química ambiental. Ele também se interessa nos fenômenos de auto-organização espaço-temporais, que servem como modelos para efeitos similares em muitos outros campos.

O professor Ertl recebeu inúmeras homenagens e prêmios, incluindo o Prêmio Nobel de Química (2007), o Prêmio Otto Hahn (2007), o Prêmio Wolf em Química (1998) e o Prêmio Japão (1992). Além disso, ele é membro honorário de diversas academias e organizações científicas e recebeu doutorados honorários de diferentes universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog