terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sem fé, a teologia e a exegese são apenas teorias: Bento XVI á comissão teológica internacional

Sem fé, a teologia e a exegese são apenas teorias: Bento XVI á comissão teológica internacional

(1/12/2009) Na manhã desta terça feira, na Capela Paulina do Palácio Apostólico Bento XVI celebrou a Santa Missa com os membros da comissão teológica internacional.
O verdadeiro teólogo é aquele que não cede á tentação de medir com a própria inteligência os mistério de Deus, muitas vezes esvaziando de sentido a figura de Cristo, mas é aquele que tem consciência do próprios limites, como muitos santos reconhecidos também como grandes mestres. Este o pensamento de síntese que Bento XVI manifestou durante a homilia, salientando que se não se tem a humildade de sentir-se pequenos não é possível nenhuma compreensão de Deus.
Os trabalhos da comissão teológica internacional presidida pelo Cardeal William Levada prosseguirão no Vaticano até á próxima sexta feira. Nesta primeira sessão do novo quinquénio a comissão decidirá os temas a tratar nos próximos cinco anos e a organização concreta dos trabalhos. Entre os temas que o cardeal presidente pediu á comissão para tomar em consideração encontra-se a metodologia teológica já enfrentada durante o precedente quinquénio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog