segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Evangelho não é lenda, afirma Bento XVI

Evangelho não é lenda, afirma Bento XVI

Na oração mariana do Ângelus, neste segundo domingo do Advento, o Papa Bento XVI destacou a centralidade da Palavra de Deus na história do homem. O pontífice se deteve sobre a liturgia de hoje, que destaca a figura de João Batista, o precursor do Messias.

O papa observou que o evangelista São Lucas "traça com grande precisão as coordenadas de espaço e tempo de sua pregação". Um fato, ressaltou, que chama a nossa atenção: "Evidentemente, o Evangelista quer advertir quem lê ou escuta, que o Evangelho não é uma lenda, mas a narração de uma história verdadeira, que Jesus de Nazaré é um personagem histórico inserido naquele preciso contexto."

O pontífice frisou que o segundo elemento digno de nota é que o sujeito passa a ser "a Palavra de Deus", apresentada como "uma força que desce do alto e pousa sobre João Batista".

O papa ofereceu a sua reflexão sobre esse evento e o fez retomando um escrito de Santo Ambrósio, cuja memória litúrgica celebraremos amanhã, segunda-feira:

"A Palavra de Deus é o sujeito que move a história, inspira os profetas, prepara o caminho do Messias, convoca a Igreja. O próprio Jesus é a Palavra divina que se fez carne no seio virginal de Maria: n'Ele Deus se revelou plenamente, disse-nos e deu-nos tudo, abrindo-nos os tesouros da sua verdade e da sua misericórdia. Prossegue ainda Santo Ambrósio em seu comentário: "Portanto, a Palavra desceu a fim de que a terra, que antes era um deserto, produzisse para nós os seus frutos."

Maria Imaculada

Em seguida, o papa dirigiu o seu pensamento à Virgem Maria: "Mas enquanto Maria é a Imaculada – e a celebraremos como tal depois de amanhã – a Igreja continuamente precisa purificar-se, porque o pecado insidia todos os seus membros. Na Igreja está sempre em andamento uma luta entre o deserto e o jardim, entre o pecado que seca a terra e a graça que a irriga a fim de que produza abundantes frutos de santidade."

Bento XVI pediu aos fiéis que rezem para que a Mãe do Senhor "nos ajude, neste nosso tempo de Advento", a "endireitar" os nossos caminhos, "deixando-nos conduzir pela Palavra de Deus".

Conferência da ONU sobre clima
Após a oração dominical, o pontífice ressaltou que amanhã, segunda-feira, terá início em Copenhague, na Dinamarca, a Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, com a qual a comunidade internacional pretende contrastar o fenômeno do aquecimento global.

O papa fez votos de que os trabalhos ajudem a identificar ações que respeitem a Criação e promovam um desenvolvimento solidário, fundado na dignidade da pessoa humana e orientado ao bem comum.

"A salvaguarda da Criação exige a adoção de estilos de vida sóbrios e responsáveis, sobretudo para com os pobres e as gerações futuras. Nessa perspectiva, a fim de garantir pleno sucesso à Conferência, convido todas as pessoas de boa vontade a respeitarem as leis colocadas por Deus na natureza e a redescobrirem a dimensão moral da vida humana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog