domingo, 3 de janeiro de 2010

Angelus: Sabedoria de Deus habita a história, diz Papa


Angelus: Sabedoria de Deus habita a história - 03/01/2010


Vatican Information Service, com tradução de CN Notícias


No Angelus, Bento XVI tocou no tema sobre o sentido da história.

"A história - disse o Papa - faz sentido, porque ela é 'habitada' pela Sabedoria de Deus. No entanto, o plano divino não se cumpre automaticamente, pois é um projeto de amor, e o amor gera liberdade e chama a liberdade. O Reino de Deus vem certamente, realmente, e já está presente na história e, graças à vinda de Cristo, já venceu a força negativa do maligno. Todos os homens e mulheres são responsáveis por acolhê-lo na própria vida, no dia-a-dia".

A seguir o texto integral:


Queridos irmãos e irmãs!

Neste domingo - o segundo depois do Natal e primeiro do ano novo - tenho o prazer de renovar a todos o meu desejo de todo o bem no Senhor! Os problemas existem, na Igreja e no mundo, assim como na vida cotidiana da família. Mas, graças a Deus, nossa esperança não está em previsões improváveis e nem mesmo em previsões econômicas, embora sejam importantes. Nossa esperança está em Deus, não no sentido de uma religiosidade genérica, ou de um fatalismo revestido de fé. Nós confiamos no Deus que, em Jesus Cristo, revelou de modo completo e definitivo a sua vontade de estar com o homem, de compartilhar a sua história, para guiar a todos ao seu Reino de amor e de vida. E essa grande esperança anima e algumas vezes corrige nossas esperanças humanas.

De tal revelação nos falam hoje, na Liturgia eucarística, três leituras bíblicas de riqueza extraordinária: o capítulo 24 do Livro do Eclesiástico, o hino que abre a Carta aos Efésios de São Paulo e o prólogo do Evangelho de João. Estes textos afirmam que Deus não é somente o único criador do universo - aspecto comum também em outras religiões -, mas que é Pai, que "nos escolheu nele antes da criação do mundo e [...] nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo" (Ef 1, 4-5) e que, por isso, chegou ao ponto inconcebível de se fazer homem: "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1, 14).

O mistério da Encarnação do Verbo de Deus foi preparado no Antigo Testamento, especialmente quando a Sabedoria Divina é identificada com a Lei mosaica. Afirma, de fato, a mesma sabedoria: "a voz do Criador do universo deu-me suas ordens, e aquele que me criou repousou sob minha tenda. E disse-me: 'Habita em Jacó, possui tua herança em Israel'" (Eclo 24, 12-13). Em Jesus Cristo, a Lei de Deus tornou-se um testemunho vivo, escrita no coração de um homem no qual, através da ação do Espírito Santo, está presente corporalmente toda a plenitude da divindade (Col 2, 9).

Queridos amigos, esta é a verdadeira razão da esperança da humanidade: a história faz sentido porque é "habitada" pela sabedoria de Deus. No entanto, o plano divino não se cumpre automaticamente, pois é um projeto de amor, e o amor gera liberdade e chama a liberdade. O Reino de Deus vem certamente, realmente, e já está presente na história e, graças à vinda de Cristo, já venceu a força negativa do maligno. Todos os homens e mulheres são responsáveis por acolhê-lo na própria vida, no dia-a-dia.

Por isso, também 2010 será mais ou menos "bom" na medida em que cada um, segundo as suas responsabilidades, saiba colaborar com a graça de Deus. Nos voltemos à Virgem Maria, para aprender d'Ela essa atitude espiritual. O Filho de Deus tornou-se carne nela não sem o seu consentimento. Toda vez que o Senhor quer dar um passo à frente com nós para a "terra prometida", primeiro bate àz portas de nosso nosso coração, espera, por assim dizer, o nosso "sim", nas pequenas ou nas grandes escolhas.

Maria ajude-nos a acolher sempre a vontade de Deus, com humildade e coragem, porque também as provações e sofrimentos da vida cooperam para apressar a vinda de seu Reino de justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Pesquisar este blog