Mostrando postagens com marcador sacerdotes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sacerdotes. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sacerdotes que, em épocas diferentes, transformaram a história

Canção Nova Notícias


A arte se faz presente ao longo do tempo na história da Igreja. Mas a inspiração divina por vezes a torna eficaz também para o trabalho de evangelização.

Na segunda reportagem da série "Sacerdotes para Sempre", você vai conhecer o trabalho de dois padres: Um que é pintor e atua junto ao poder público na luta contra as drogas e outro, que em 1959, inspirado a fazer uma pintura, sentiu nela o sinal confirmação do carisma que daria início a uma congregação que cuida de sacerdotes idosos.

Assista à reportagem



A pintura começa sem esboço, primeiro se forma na alma do artista e aos poucos ganha a tela. Apenas dois minutos: A Sagrada Família em fuga para o Egito.

Bem que Peixoto também tentou fugir do pescador. Mas a vocação já era uma obra pronta na alma. Tornou-se Padre.

A porta entreaberta de uma marmoraria nos leva a uma palestra de motivação - um pedido do prefeito que quatro anos atrás sentiu a necessidade de ter o apoio do padre para ajudar a combater a violencia que crescia na cidade.

Monsenhor Crescêncio. Tem 57 anos de sacerdócio. Ele se desfez de 25 caixas de livros de seu acervo pessoal para poupar espaço da casa onde passou a morar. Sacerdócio para ele é entrega plena.

Hoje seis padres estão sob cuidados diretos na casa. Padre Heládio tem 81 anos, 56 de sacerdote. Para ele quanto mais cedo o jovem ingressa para a vida sacerdotal, menores são as chances de algum arrependimento.

A música foi a grande amiga de Monsenhor Leite. Compôs hinos importantes para a Igreja do Brasil, como "Senhor Vos Ofertamos".

Hoje a congregação possui cerca de 60 padres. Irmão Ivonilson está no segundo ano de filosofia. Pretende concluir a faculdade e continuar na congregação que expressa o carisma dele. O exercício do aprendizado na casa é constante.

Desde o primeiro traço de inspiração divina até a entrega plena da vocação, o carisma, aos poucos, lapida a mais dura e fria pedra da sabedoria, deixando ao final de cada trabalho, que a arte de evangelizar se torne modelo para gerações futuras.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Padres dão testemunho vocacional durante a Jornada Sacerdotal

CN Notícias

Padre Vilson Groh, de Florianópolis (SC)

A fim de oferecer exemplos de dedicação ministerial de sacerdotes que, tendo em conta as muitas dificuldades, dão testemunho evangélico, quatro padres apresentaram seus testemunhos vocacionais durante a Jornada Sacerdotal, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), em preparação para o 16º Congresso Eucarístico Nacional.

Dentre os religiosos presentes no evento estavam padre Helmo Cesar Faccioli, CMF, cujo campo missionário fica em Franca (SP). Ele partilhou um pouco sobre seu ministério e sobre a devoção a Santo Antônio Maria Claret, destacando que ser discípulo desse santo é identificar-se com Cristo, deixando-se formar pelo Espírito de Jesus. “Para Santo Antônio Maria Claret, o envangelizador é, em primeiro lugar, discípulo, depois missionário”, ressaltou. O sacerdote também destacou as vitórias e os dissabores da missão: por um lado, a alegria de ser padre e poder viver o Ano Sacerdotal para renovar sua entrega ao sacerdócio; por outro, a tristeza quando vê a vaidade humana, a sede de poder falar mais alto do que o Reino de Deus.

Trabalhando com a população marginalizada e desfavorecida, padre Vilson Groh, que atua na periferia de Florianópolis (SC), destacou em seu testemunho que a pastoral presbiteral se constrói quando se é capaz de ir até o irmão, onde este está. “Creio que tirar da nossa agenda algumas reuniões para ir ao encontro do outro que está doente ou com problemas é o que faz a missão presbiteral”.

Sacerdote da prelazia de Xingu, padre Antônio Hoffmeister encontra nas comunidades em que exerce seu ministério um povo que acolhe os sacerdotes como o próprio Jesus Cristo. “Eles, muitas vezes, fazem com que eu me sinta envergonhado, porque me tratam como eu não mereço. Mas é nessa fé do povo que enxergamos a fé da Igreja”. O presbítero também pede a todos que rezem pela missão da prelazia onde ele atua: “Rezem por Belo Monte, para que Deus ilumine os políticos de modo que estes não cometam um desatino”.

O último testemunho foi do padre Carlos Henrique Silva Oliveira, que atua em Caracaí, Roraima. Ele testemunhou que seu maior desejo sempre foi trabalhar além dos limites territoriais: “Sou padre da Igreja para servi-la onde for necessário”.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Papa afirma que sacerdotes têm a missão de santificar

Rádio Vaticano


Bento XVI saúda os peregrinos durante a Catequese
O céu cinzento não desencorajou fiéis e peregrinos a participarem da Catequese na Praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira, 5.

Bento XVI falou sobre a missão de santificar, característica dos sacerdotes. Santificar uma pessoa significa colocá-la em contato com Deus, com o ser de Deus que é verdade absoluta, bondade, amor e beleza.

Esse contato não pode acontecer somente como fruto do esforço do homem, mas é o próprio Deus quem o realiza. Parte essencial da graça do sacerdócio é o dom e a missão de criar tal contato, que se realiza no anúncio da palavra de Deus e, de um modo particularmente denso, nos sacramentos.

A salvação é recebida somente de Deus, que atrai o homem para si e opera nele por meio de realidades materiais que Ele mesmo escolheu. Por isso, afirmou o Papa, é preciso que os sacerdotes se dediquem com generosidade à administração dos sacramentos, a dar a seus irmãos o tesouro da graça que Deus colocou em suas mãos, não como proprietários, mas como servidores. E, junto a isso, ajudar os fiéis a viverem plenamente a liturgia, o culto e os sacramentos como dom divino gratuito e eficaz para a salvação.

O Pontífice fez uma saudação especial aos portugueses, em vista de sua viagem a Portugal na próxima semana:

.: OUÇA a saudação do Papa (em português)

"Queridos irmãos e irmãs, os sacerdotes são um grande dom para a Igreja e para o mundo; através do seu ministério, o Senhor continua a salvar os homens, a tornar-se presente e a santificar. Como o Santo Cura d’Ars, sejam generosos na distribuição dos tesouros da graça que Deus colocou em nossas mãos. Uma saudação cordial aos grupos do Brasil, designadamente aos fiéis do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Botucatu, e demais peregrinos de língua portuguesa. Com a Virgem Maria, neste mês que Lhe é especialmente dedicado, imploremos o Espírito de Amor sobre todos os sacerdotes, para que sejam pastores segundo o coração de Deus. Sobre vós, vossas famílias e paróquias, desça a minha Bênção. Aproveito este momento para enviar uma saudação particular ao querido povo de Portugal, país com uma história muito ligada ao Papa, Bispo de Roma. Para lá, partirei na próxima terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo Senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa. Sinto-me muito feliz por poder visitar as 'Terras de Santa Maria', no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto!".

domingo, 2 de maio de 2010

Sacerdotes precisam saber que não estão sozinhos, prega campanha

"Nós já sabemos que não estamos sozinhos. Agora, eles têm que saber que não estão sozinhos". Esta é a frase que encerra o vídeo de uma campanha na internet convocando católicos de todo o mundo para a oração do rosário na intenção dos sacerdotes.

O vídeo começa com a imagem de um idoso sacerdote entrando numa igreja e colocando-se em oração. Na sequência, as imagens são intercaladas com depoimentos de jovens sobre a vida e doação dos sacerdotes.

"Pensar que agora em 2010 há tanta gente que entregou sua vida totalmente aos outros é incrível", diz uma jovem no primeiro depoimento.

De acordo com o último levantamento do Vaticano, o número de sacerdotes no mundo chega a 409.166.

À medida que o vídeo prossegue, a igreja onde o idoso sacerdote reza é tomada pela presença de jovens que se unem a ele em oração.

O vídeo termina com um "muito obrigado" aos sacerdotes em diversos idiomas.

A língua original do vídeo é em espanhol, com legenda em inglês.

Assista ao vídeo:





sexta-feira, 5 de março de 2010

Centenas de pessoas passam a tarde em adoração pelos sacerdotes

Roma


A Congregação para o Clero promoveu na tarde desta quinta-feira, 4, na Basilica de Santa Maria Maior, em Roma, uma adoração pelos sacerdotes. Centenas de pessoas de várias raças e línguas participaram deste grande ato de fé.

Assista à reportagem



A Basílica de Santa Maria Maior estava lotada. Todos unidos por uma mesma intenção: os sacerdotes do mundo inteiro.

Diante do Santíssimo Sacramento o presidente da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes, junto com o secretario deste dicastério, Dom. Mario Piacenza, conduziram este momento de oração, promovido por este órgão do Vaticano responsável pelos padres. A cada primeira quinta-feira do mês, a Basílica de Santa Maria Maior é testemunha deste grande momento de intercessão pelo clero do mundo inteiro.

Essa é apenas uma das várias iniciativas da Congregação para o Clero neste Ano Sacerdotal, que começou o ano passado e vai até 11 de junho deste ano. Os sacerdotes de todo o mundo, como intenção, aos pés de Jesus Eucarístico.

"Nós enviamos a todas as dioceses do mundo, aos bispos, para que promovessem Adoração Eucarística com os padres e pelos padres. E também pedimos às igrejas locais, que nos acompanham, que em um ou outro momento façam também", disse Dom Cláudio.

Pesquisar este blog