Mostrando postagens com marcador jornada sacerdotal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador jornada sacerdotal. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Padres dão testemunho vocacional durante a Jornada Sacerdotal

CN Notícias

Padre Vilson Groh, de Florianópolis (SC)

A fim de oferecer exemplos de dedicação ministerial de sacerdotes que, tendo em conta as muitas dificuldades, dão testemunho evangélico, quatro padres apresentaram seus testemunhos vocacionais durante a Jornada Sacerdotal, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), em preparação para o 16º Congresso Eucarístico Nacional.

Dentre os religiosos presentes no evento estavam padre Helmo Cesar Faccioli, CMF, cujo campo missionário fica em Franca (SP). Ele partilhou um pouco sobre seu ministério e sobre a devoção a Santo Antônio Maria Claret, destacando que ser discípulo desse santo é identificar-se com Cristo, deixando-se formar pelo Espírito de Jesus. “Para Santo Antônio Maria Claret, o envangelizador é, em primeiro lugar, discípulo, depois missionário”, ressaltou. O sacerdote também destacou as vitórias e os dissabores da missão: por um lado, a alegria de ser padre e poder viver o Ano Sacerdotal para renovar sua entrega ao sacerdócio; por outro, a tristeza quando vê a vaidade humana, a sede de poder falar mais alto do que o Reino de Deus.

Trabalhando com a população marginalizada e desfavorecida, padre Vilson Groh, que atua na periferia de Florianópolis (SC), destacou em seu testemunho que a pastoral presbiteral se constrói quando se é capaz de ir até o irmão, onde este está. “Creio que tirar da nossa agenda algumas reuniões para ir ao encontro do outro que está doente ou com problemas é o que faz a missão presbiteral”.

Sacerdote da prelazia de Xingu, padre Antônio Hoffmeister encontra nas comunidades em que exerce seu ministério um povo que acolhe os sacerdotes como o próprio Jesus Cristo. “Eles, muitas vezes, fazem com que eu me sinta envergonhado, porque me tratam como eu não mereço. Mas é nessa fé do povo que enxergamos a fé da Igreja”. O presbítero também pede a todos que rezem pela missão da prelazia onde ele atua: “Rezem por Belo Monte, para que Deus ilumine os políticos de modo que estes não cometam um desatino”.

O último testemunho foi do padre Carlos Henrique Silva Oliveira, que atua em Caracaí, Roraima. Ele testemunhou que seu maior desejo sempre foi trabalhar além dos limites territoriais: “Sou padre da Igreja para servi-la onde for necessário”.

Jornada Sacerdotal prepara presbíteros para Congresso Eucarístico

CN Notícias

Jornada Sacerdotal preparou os padres para o CEN 2010

A Jornada Sacerdotal, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), em preparação ao 16º Congresso Eucarístico Nacional, teve início na manhã desta quinta-feira, 13, com a entronização da relíquia do Santo Cura d’Ars apresentada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

Em sua declaração, Dom Lorenzo pediu aos padres que as palavras de um sacerdote sejam sempre um cartão de visitas para a Igreja. “Cristo nos chama a ser sempre fiéis à missão. Esse congresso poderá revitalizar nossa entrega para sermos almas eucarísticas que contagiam e embelezam a vida dos fiéis”.

Após as Laudes Solenes, o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, disse que a vida de toda a Igreja está envolvida pela Eucaristia. “Nós estamos aqui com o desejo de viver não isolados, mas junto deste prebistério a fim de encontrar conforto para caminhar no ministério”.

Com o tema “O ano sacerdotal – Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, palestrou aos sacerdotes. Em sua exposição, o prelado falou sobre a espiritualidade dos sacerdotes e a importância desta para a missão efetiva do sacerdócio. De acordo com Dom Hummes, "espiritualidade" provém de "espírito" e expressa o que move as pessoas. “Falar sobre espiritualidade é o mesmo que perguntar: Qual é o espírito que guia a sua vida? Para um cristão, esse espírito não pode ser outro a não ser o Espírito Santo”, explicou.

O cardeal também destacou a missão social dos sacerdotes, que precisam lutar pelos interesses dos cristãos, como o combate à fome e à miséria. “É por meio da solidariedade, da fraternidade, da vontade de construir um mundo melhor que a vida espiritual do padre se torna concreta, participativa”.

Testemunhos vocacionais também foram relatados por quatro padres a fim de oferecer exemplos de dedicação ministerial de sacerdotes que, apesar das muitas dificuldades, dão, cada um deles, um testemunho evangélico.

A Igreja no Haiti

Em um segundo momento da jornada, o bispo de Les Cayes, no Haiti, Dom Guire Ponlard, testemunhou sobre os terremotos que assolaram o país no início deste ano. Ele falou sobre a missão dos religiosos haitianos na reconstrução da ilha caribenha. A estimativa oficial é de 230 mil mortos, milhares de feridos e construções destruídas em decorrência do tragédia que destruiu o país, no último dia 12 de janeiro.

Ele agradeceu à Igreja do Brasil, pois o Haiti foi visitado por muitos bispos e padres do mundo e da América Latina, em particular. “Esta Igreja de Cristo tem o orgulho de contar com estes bispos e padres de uma generosidade ímpar, que tornam a sua alegria e sua felicidade inabaláveis. Por minha humilde voz, os sacerdotes do Haiti, partilham com vocês, queridos irmãos sacerdotes no Brasil, a esperança que não decepciona”, agradeceu. E concluiu: "Nós queremos dizer aos padres do Brasil que os sacerdotes do Haiti estão no meio da luta com as pessoas. É neste difícil contexto que a Igreja do Haiti está prestes a desenhar a história de um futuro novo com Deus no chão do país”.

A Jornada Sacerdotal

O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, no início de 2010, enviou uma carta a todos os sacerdotes do Brasíl convidando-os a participarem desta jornada de oração e reflexão.

Pesquisar este blog