Mostrando postagens com marcador Brasília. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brasília. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de maio de 2010

CNBB faz pronunciamento sobre abusos sexuais na Igreja

CN Notícias

O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, divulgou nesta quinta-feira, 13, um pronunciamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre os abusos sexuais na Igreja. A declaração foi lida na coletiva de imprensa após o encerramento da 48ª Assembleia dos bispos, em Brasília (DF).



Na nota, os bispos expressam "seu compromisso e empenho na investigação rápida e eficaz dos casos de abuso sexual na Igreja", tomando as medidas canônicas e civis cabíveis.



.: Leia pronunciamento na íntegra


- Parte I


- Parte II



:: Veja outras fotos no Flickr



Segundo o pronunciamento, o tratamento do delito deve "considerar três atitudes – para o pecado: a conversão, a misericórdia e o perdão; para o delito: a aplicação das penalidades (eclesiástica e civil); para a patologia: o tratamento".



De acordo com Dom Geraldo, o perdão não significa a aceitação do delito ou defender a impunidade. "Perdão é uma coisa, se refere ao pecado, mas quanto ao delito, ao crime, tem a aplicação das penalidades".



No texto, a CNBB reconhece o "mal irreparável" causado às vítimas e suas famílias, dirigindo a estas seu "pedido de perdão", suas orações e a promessa de "envidar esforços para ajudá-las na superação de tão grande mal e seus traumas subsequentes e oferecer-lhes apoio psicológico e espiritual".



Na coletiva, o presidente da CNBB recordou os vários assuntos tratados durante os dez dias da assembleia, entre eles as CEBs, o PNDH-3, o momento político, a Campanha Ficha Limpa, o Acordo Brasil e Santa Sé, o trabalho escravo e a reforma agrária.

Jornada Sacerdotal prepara presbíteros para Congresso Eucarístico

CN Notícias

Jornada Sacerdotal preparou os padres para o CEN 2010

A Jornada Sacerdotal, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), em preparação ao 16º Congresso Eucarístico Nacional, teve início na manhã desta quinta-feira, 13, com a entronização da relíquia do Santo Cura d’Ars apresentada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

Em sua declaração, Dom Lorenzo pediu aos padres que as palavras de um sacerdote sejam sempre um cartão de visitas para a Igreja. “Cristo nos chama a ser sempre fiéis à missão. Esse congresso poderá revitalizar nossa entrega para sermos almas eucarísticas que contagiam e embelezam a vida dos fiéis”.

Após as Laudes Solenes, o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, disse que a vida de toda a Igreja está envolvida pela Eucaristia. “Nós estamos aqui com o desejo de viver não isolados, mas junto deste prebistério a fim de encontrar conforto para caminhar no ministério”.

Com o tema “O ano sacerdotal – Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, palestrou aos sacerdotes. Em sua exposição, o prelado falou sobre a espiritualidade dos sacerdotes e a importância desta para a missão efetiva do sacerdócio. De acordo com Dom Hummes, "espiritualidade" provém de "espírito" e expressa o que move as pessoas. “Falar sobre espiritualidade é o mesmo que perguntar: Qual é o espírito que guia a sua vida? Para um cristão, esse espírito não pode ser outro a não ser o Espírito Santo”, explicou.

O cardeal também destacou a missão social dos sacerdotes, que precisam lutar pelos interesses dos cristãos, como o combate à fome e à miséria. “É por meio da solidariedade, da fraternidade, da vontade de construir um mundo melhor que a vida espiritual do padre se torna concreta, participativa”.

Testemunhos vocacionais também foram relatados por quatro padres a fim de oferecer exemplos de dedicação ministerial de sacerdotes que, apesar das muitas dificuldades, dão, cada um deles, um testemunho evangélico.

A Igreja no Haiti

Em um segundo momento da jornada, o bispo de Les Cayes, no Haiti, Dom Guire Ponlard, testemunhou sobre os terremotos que assolaram o país no início deste ano. Ele falou sobre a missão dos religiosos haitianos na reconstrução da ilha caribenha. A estimativa oficial é de 230 mil mortos, milhares de feridos e construções destruídas em decorrência do tragédia que destruiu o país, no último dia 12 de janeiro.

Ele agradeceu à Igreja do Brasil, pois o Haiti foi visitado por muitos bispos e padres do mundo e da América Latina, em particular. “Esta Igreja de Cristo tem o orgulho de contar com estes bispos e padres de uma generosidade ímpar, que tornam a sua alegria e sua felicidade inabaláveis. Por minha humilde voz, os sacerdotes do Haiti, partilham com vocês, queridos irmãos sacerdotes no Brasil, a esperança que não decepciona”, agradeceu. E concluiu: "Nós queremos dizer aos padres do Brasil que os sacerdotes do Haiti estão no meio da luta com as pessoas. É neste difícil contexto que a Igreja do Haiti está prestes a desenhar a história de um futuro novo com Deus no chão do país”.

A Jornada Sacerdotal

O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, no início de 2010, enviou uma carta a todos os sacerdotes do Brasíl convidando-os a participarem desta jornada de oração e reflexão.

sábado, 8 de maio de 2010

Resumo dos trabalhos da primeira semana da Assembleia da CNBB

CN Notícias

Bispos durante os trabalhos da 48ª Assembleia Geral da CNBB

A primeira semana da 48ª Assembleia Geral da CNBB em Brasília foi intensa. Além das atividades próprias do encontro, os bispos participaram das festividades dos 50 anos de Brasília, com a Missa celebrada na segunda-feira, 3, pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, no local onde aconteceu a primeira Santa Missa na capital federal.

Mas as atividades da assembleia começaram mesmo na terça-feira, 4, logo cedo, com a Missa presidida, também, por Dom Lorenzo, no Santuário Dom Bosco. E no decorrer deste primeiro dia, foram apresentadas aos bispos as comissões de trabalho e a votação dos assuntos a serem tratados no encontro.

:: Veja fotos no Flickr

Após muitos anos se encontrando em Itaici, município de Indaiatuba (SP), os bispos viveram uma nova adaptação ao local escolhido este ano, no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) e, por causa dessa nova infraestrutura, a assembleia não teve atividades no período da noite.

Na quarta-feira os bispos se dividiram em grupos e começaram o estudo do texto do tema central da assembleia: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”. Cada grupo analisou o texto e entregaram suas observações à comissão responsável, presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Dadeus Grings.

E no terceiro dia da assembleia os bispos refletiram sobre as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e as Diretrizes da Formação Presbiteral. O tema central também voltou ao debate. Até o final da assembleia, na próxima quinta-feira, 13, os bispos devem continuar o estudo sobre a Palavra de Deus.

A formação presbiteral continuou no debate dos bispos na sexta-feira, 7, juntamente com o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e o ecumenismo.

Diferentemente do que é costume das outras assembleias, os bispos trabalharão normalmente neste sábado, já que o tradicional retiro será o próprio Congresso Eucarístico que começa na próxima quinta-feira, 13. Portanto, neste domingo, os bispos terão o dia livre, e participarão apenas, em um momento do dia, da leitura orante da Palavra de Deus, conduzida pelo Bispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Palavra de Deus e Missão Continental são assuntos da coletiva

CN Notícias



Missão Continental quer colocar a Igreja em ''permanente estado de missão'', diz Dom Raymundo
Nesta quinta-feira, 6, os bispos falaram sobre a Missão Continental, a Palavra de Deus e a evangelização nas universidades, na coletiva de imprensa da 48ª Assembleia da CNBB, em Brasília (DF). Participaram da ocasião o Arcebispo de Diamantina (MG), Dom João Bosco Oliver de Faria, o Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis e o Arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

Sobre a Missão Continental, o presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), Dom Raymundo, que apóia a iniciativa, explicou que se trata de um "mandato que nos deu a Igreja da América Latina, na Conferência de Aparecida, e tem como objetivo recuperar a dimensão missionária da Igreja e colocá-la em permanente estado de missão", explicou.

:: Veja fotos no Flickr

O prelado declarou que a ação eclesial visa fazer com que todos os cristãos, em suas dioceses, "se coloquem a serviço do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo a todas as pessoas". E explicou que a Missão Continental possui três elementos que identificam o seu trabalho em toda a América Latina: a capelinha missionária, o Círio Pascal e a Bíblia.

Evangelização nas universidades

Dom Eduardo, que é o encarregado pelo setor universitário da CNBB, explicou que da mesma forma como a Palavra de Deus precisa estar presente em todos os lugares, ela precisa chegar às universidades, pois ali se formam "os principais protagonistas de uma história que queremos que seja nova. As universidades católicas vêm desenvolvendo trabalhos muito sérios, criando estruturas para que a Pessoa de Jesus Cristo seja conhecida".

Ele ressaltou ainda que o conhecimento pode acarretar uma perda de profundidade na fé, mas ele [conhecimento] nunca fará mal desde que as pessoas não estejam fechadas para o amor. E divulgou que – nos dias 10, 11 e 12 de outubro – acontecerá um encontro para universitários em Belo Horizonte (MG).

Palavra de Deus

Dom João salientou que a Igreja Católica gira em torno de três pólos, que são sua força e vida: a presença de Jesus na Eucaristia, a meditação e reflexão da Palavra de Deus e a prática da caridade. "A união da pessoa com Cristo – na Eucaristia e na Palavra – a leva, naturalmente, a pensar nos outros e não em si mesma e, assim, vivenciar a prática da caridade".

O bispo destacou que a Palavra de Deus é sempre viva e, nela, "Deus sempre fala em tempo presente". "Ela não é um livro escrito, é uma Palavra que se encarna na pessoa, e eu chamo a atenção, porque, muitas vezes, temos uma fé na linha racional, mas a fé também é na linha da confiança, do amor. Essa fé na Palavra de Deus é que leva a pessoa a ser presença de Jesus vivo para os outros".

O prelado concluiu que a Palavra de Deus entra na vida da pessoa, muda sua vida e é isso que tranforma o mundo. E exemplificou: "foi o que aconteceu com o Papa João Paulo II, que foi transformado pela Palavra de Jesus, quando Cristo pergunta aos discípulos: 'Quem sou eu?'. Essa palavra mudou a vida dele e ele mudou o mundo".

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brasília recebe exposição sobre os milagres eucarísticos

CN Notícias

Exposição 'Milagres Eucarísticos no Mundo'

Entre os dias 12 e 16 de maio, como parte da programação do Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010), a Curia Metropolitana de Brasília sediará a exposição "Milagres Eucarísticos no Mundo". São 132 quadros vindos do Instituto São Clemente, de Milão, na Itália. Os painéis tem 80 x 60 centímetros e ocuparão um espaço de 220 metros quadrados.

A mesma exposição já esteve presente em diferentes cidades do mundo e é composta de mais de uma centena de referências a milagres eucarísticos dos cinco continentes e de diversas cronologias, desde a Idade Média à contemporaneidade.

Os painéis são distribuídos por ordem alfabética de países e, dentro destes, por ordem cronológica. As comunhões extraordinárias, os milagres eucarísticos relacionados às aparições marianas e informações referentes ao milagre que deu origem a Solenidade de Corpus Christi estão organizados em sessões específicas.

De acordo com o responsável pela Comissão de Educação e Cultura, padre Ulysses Reis de Carvalho, esta exposição tem “total relação com o CEN e vai contribuir muito para que as pessoas conheçam os aspectos históricos e devocionais dos milagres”.

Serviço:

Exposição “Milagres Eucarísticos no Mundo”
Local: No hall inferior da Cúria Metropolitana de Brasília - Esplanada dos Ministérios, ao lado da Catedral
Data e horário: Entre 12 e 16 de maio, das 8 às 17 horas

Pesquisar este blog