Mostrando postagens com marcador peregrinos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador peregrinos. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Papa reza o terço com peregrinos em Fátima, Portugal

Papa chegando ao Santuário para a bênção das velas
"Todos juntos, com a vela acesa na mão, lembrais um mar de luz à volta desta singela capelinha, amorosamente erguida em honra da Mãe de Deus e nossa Mãe”. Com este convite o Papa Bento XVI deu início a mais um discurso na tradicional "bênção das velas", nesta quarta-feira,12, na Esplanada do Santuário de Fátima-Portugal.

O Papa exortou os peregrinos a não terem medo de falar de Deus e de “ostentar sem vergonha os sinais da fé, fazendo resplandecer aos olhos dos vossos contemporâneos a luz de Cristo.”

.: Na íntegra discurso de Bento XVI na bênção das velas

"Irmãos e irmãs, neste lugar é impressionante observar como três crianças se renderam à força interior que as invadiu nas aparições do Anjo e da Mãe do Céu. Aqui, onde tantas vezes se nos pediu que rezemos o Terço, deixemo-nos atrair pelos mistérios de Cristo, os mistérios do Rosário de Maria. A oração do Terço permite-nos fixar o nosso olhar e o nosso coração em Jesus, como sua Mãe, modelo insuperável da contemplação do Filho", disse o Papa Bento XVI recordando as aparições de Nossa Senhora.

Após a bênção das velas o Santo Padre, ajoelhado diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, recitou os mistérios gloriosos do santo terço. Em cada uma das cinco dezenas, o Papa e os peregrinos que com ele rezavam, invocaram Nossa Senhora pedindo pelo "Bispo vestido de branco que reza por todos os fiéis", como escreve a Ir. Lúcia nas suas memórias, pelos jovens, pelas famílias e as pequenas comunidades, pelos sacerdotes e pelos cristãos, sobretudo os que sofrem.

Após ter presidido ao terço no Santuário de Fátima, Bento XVI retirou-se para a casa Nossa Senhora o Carmo, onde vai dormir. Os peregrinos permaneceram no local para a Missa vespertina de Nossa Senhora presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aumenta número de peregrinos católicos na Terra Santa

Thaysi Santos
Canção Nova Notícias, Terra Santa


Jerusalém começou bem o ano de 2010 com o aumento no número de peregrinações aos lugares santos. E os números devem melhorar ainda mais.

Assista à reportagem


Um aumento significativo no número de turistas de países católicos foi registrado no mês de janeiro desse ano. É o que revela um comunicado do Ministério do Turismo Israelense. Foram 6.800 peregrinos da Itália, 1,81% a mais que em janeiro do ano passado e 40% a mais do que no mesmo período em 2008. Brasileiros, foram mais de 3.600. Os que vieram da Polônia somaram mais de 6.000, e 11.500 os franceses.

Ainda é inverno na Terra Santa e por não ser um período de alta estação, foi realmente expressivo o número de peregrinos que visitaram a Terra Santa no mês passado. E para a alegria dos habitantes e dos trabalhadores locais, o momento bom continua.

As inúmeras reservas mostram que os próximos meses também serão promissores. Apesar do clima político sempre incerto, os turistas parecem ter entendido que na Terra Santa é possível vir com absoluta segurança. E se em algum momento houve qualquer diminuição, ou declínio no número de turistas, o principal motivo foi a crise econômica geral. Especialmente no mês de janeiro e também de fevereiro houve um grande fluxo de peregrinos da Itália e todo mundo católico.

Podemos prever que haverá ainda um aumento especialmente em março e abril, por causa da Páscoa, que será esse ano para toda a Igreja, não só católica, mas também ortodoxa. Então será um grande movimentação nessa semana entre final de março e início de abril.

As estatísticas mostram que é a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, coração e cume de todas as peregrinações, que é por assim dizer, o grande impulso das estatísticas. Os peregrinos que são encontrados a todas as horas do dia são muitos e provenientes de todas as partes do mundo. As filas ininterruptas em frente à edícula do Sepulcro mostram o afluxo constante de fiéis. O cronograma das missas diárias já está completo, todas as horas foram preenchidas e em todas as línguas. É difícil encontrar um horário livre para celebrar a Missa no Sepulcro ou no Calvário.

O sacristão do Santo Sepulcro, Padre Andrew diz que o que mais contribui para esse aumento é o fato de que "este ano a Páscoa será na mesma data para armênios, católicos, coptas, sírios e gregos. Sábado e domingo, principalmente, são muitos os que vem celebrar a Eucaristia no Sepulcro e esperamos que esse número cresça ainda mais".

Pesquisar este blog