Mostrando postagens com marcador estatística. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador estatística. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Abertura do CEN 2010 conta com a presença de 45 mil fiéis

CN Notícias

Abertura aconteceu em um altar-monumento na Esplanada dos Ministérios
Num coro de cerca de 45 mil pessoas, Brasília recebeu na noite desta quinta-feira (13), 300 bispos e mil padres para a abertura oficial da 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional. O início do evento, que acontece na capital federal até domingo (16), contou com o anúncio do jubileu e uma Santa Missa presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI ao congresso, cardeal Dom Cláudio Hummes.


A abertura começou ao som do hino oficial do CEN 2010, seguida de um minuto de silêncio pedindo a intercessão de São João Maria Vianney por todos os sacerdotes do Brasil. Na sequência, foi apresentado aos presentes a mensagem do Papa Bento XVI para o congresso eucarístico, feita após a oração mariana do Regina Coeli deste domingo (9). “Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia”, pediu o Sumo Pontífice.




Logo após a mensagem, o arcebispo da capital federal, Dom João Braz de Aviz, e o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, lançaram o selo e carimbo da série 'Brasília, sonho e realidade'.


Na homília, Dom Cláudio disse que o congresso será, em primeiro lugar, uma ação de graça solene e pública do povo brasileiro. "Poder sentar à mesa eucarística é a melhor oportunidade para renovar o nosso discipulado, como propõe esse congresso. Ora, sentar-se à mesa eucarística é estar em frente de Jesus e deixar-se por Ele transformar. 'Eu sou a videira e vós os ramos'. Assim, os ramos vivem da vida do tronco".


O cardeal lembrou ainda que ser um bom discípulo de Jesus leva os cristãos a serem bons missionários. "Mas para isso é preciso que sejamos muito unidos aos irmãos, porque, assim, Jesus Cristo unido ao Pai e nós unidos com Jesus e os irmãos, eis aí a unidade. Dessa unidade depende a credibilidade da Igreja. De fato, o sonho de Jesus Cristo é que a Igreja se constitua modelo de amor para toda a sociedade".




A noite terminou com a exposição de Jesus Eucarístico e a procissão da Esplanada até a Catedral Metropolitana com o Santíssimo no papamóvel. Cerca de 150 autoridades estiveram presentes na celebração eucarística, dentre elas o vice-presidente da República, José Alencar e o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso.


Imagem de Nossa Senhora e relíquias de Cura d'Ars


A abertura do evento contou com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda de Aparecida (SP), e das relíquias de São João Maria Vianney, o santo padroeiro dos padres. A imagem da padroeira do Brasil chegou na Esplanada dos Ministérios de helicóptero e foi até o altar-monumento no papamóvel usado na visita de João Paulo II a capital do Brasil. Quem acolheu a chegada da imagem, ao som da música “Viva a Mãe de Deus e nossa”, foi padre Darci Nicioli, reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, e Dom Raimundo Damasceno, arcebispo da cidade natal da Mãe do Brasil.


Surpresas da abertura


Um coral de mil vozes, composto por fiéis das 122 paróquias de Brasília (DF), e a orquestra da Escola de Música da capital federal enriqueceram a Santa Missa de abertura do CEN 2010. A novidade foi organizada pela Comissão de Cultura e Educação do evento, coordenada pelo padre Ulisses Reis de Carvalho. O coral contou com vozes de leigos em música que ensaiaram durante dois meses para a participação no evento.


A Orquestra da Escola de Música de Brasília, composta por cerca de 30 vozes, cordas, madeiras, metais e percussão, apresentou duas pequenas peças na entrada dos bispos no altar-monumento: “Exultate” e “Jubilate”, de Vivaldi. As demais canções da celebração eucarística foram escolhidas pela equipe de Liturgia do congresso. A orquestra produziu um arranjo sinfônico para cada música.




Altar-monumento


A Santa Missa aconteceu em um altar-monumento, um dos maiores já montados no Brasil. O projeto procura ser um elo visual entre a história de Brasília, evocando o altar da primeira celebração eucarística presidida na cidade, no dia 20 de abril de 1960, e o hoje da capital. Na sua forma invertida, se apresenta como uma grande tenda. No centro, a rampa que nasce do meio do povo, passando pelo altar, se ergue numa torre em forma circular.


Coordenado pela arquiteta Miriam Reichert, o projeto ainda conta com as cores de sangue-ferrugem, dourado e branco – logomarca oficial do Congresso Eucarístico. O altar tem 150 metros de largura e 23 metros de altura, além de uma rampa de acesso de 30 metros de comprimento. O local contará com a presença de cardeais, arcebispos e bispos que presidirão as Missas e, nas extensões laterais, acolherá mais de dois mil sacerdotes.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aumenta número de peregrinos católicos na Terra Santa

Thaysi Santos
Canção Nova Notícias, Terra Santa


Jerusalém começou bem o ano de 2010 com o aumento no número de peregrinações aos lugares santos. E os números devem melhorar ainda mais.

Assista à reportagem


Um aumento significativo no número de turistas de países católicos foi registrado no mês de janeiro desse ano. É o que revela um comunicado do Ministério do Turismo Israelense. Foram 6.800 peregrinos da Itália, 1,81% a mais que em janeiro do ano passado e 40% a mais do que no mesmo período em 2008. Brasileiros, foram mais de 3.600. Os que vieram da Polônia somaram mais de 6.000, e 11.500 os franceses.

Ainda é inverno na Terra Santa e por não ser um período de alta estação, foi realmente expressivo o número de peregrinos que visitaram a Terra Santa no mês passado. E para a alegria dos habitantes e dos trabalhadores locais, o momento bom continua.

As inúmeras reservas mostram que os próximos meses também serão promissores. Apesar do clima político sempre incerto, os turistas parecem ter entendido que na Terra Santa é possível vir com absoluta segurança. E se em algum momento houve qualquer diminuição, ou declínio no número de turistas, o principal motivo foi a crise econômica geral. Especialmente no mês de janeiro e também de fevereiro houve um grande fluxo de peregrinos da Itália e todo mundo católico.

Podemos prever que haverá ainda um aumento especialmente em março e abril, por causa da Páscoa, que será esse ano para toda a Igreja, não só católica, mas também ortodoxa. Então será um grande movimentação nessa semana entre final de março e início de abril.

As estatísticas mostram que é a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, coração e cume de todas as peregrinações, que é por assim dizer, o grande impulso das estatísticas. Os peregrinos que são encontrados a todas as horas do dia são muitos e provenientes de todas as partes do mundo. As filas ininterruptas em frente à edícula do Sepulcro mostram o afluxo constante de fiéis. O cronograma das missas diárias já está completo, todas as horas foram preenchidas e em todas as línguas. É difícil encontrar um horário livre para celebrar a Missa no Sepulcro ou no Calvário.

O sacristão do Santo Sepulcro, Padre Andrew diz que o que mais contribui para esse aumento é o fato de que "este ano a Páscoa será na mesma data para armênios, católicos, coptas, sírios e gregos. Sábado e domingo, principalmente, são muitos os que vem celebrar a Eucaristia no Sepulcro e esperamos que esse número cresça ainda mais".

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais católicos no mundo

Últimos dados revelados pelo Vaticano apontam para crescimento de 1,7% entre 2007 e 2008

O Vaticano revelou que o número de católicos no mundo é de 1,16 mil milhões, tendo registado um aumento de 1,7% entre 2007 e 2008, especialmente visível em África e na Ásia. No total da população mundial, os fiéis da Igreja Católica representam cerca de 17,4%.

Os últimos dados disponíveis sobre os baptizados nos cinco continentes foram apresentados ao Papa, este Sábado, na edição 2010 do Anuário Pontifício.

As estatísticas referentes ao ano de 2008 fornecem uma análise sintética das principais tendências relativas à Igreja Católica nas 2945 circunscrições eclesiásticas do planeta, assinala um comunicado oficial do Vaticano.

Entre 2000 e 2008, a evolução no número de sacerdotes, diocesanos ou religiosos, continua a ser tendencialmente positiva, cerca de 1%. Nestes nove anos, os padres passaram de 405 mil para 409 mil.

A distribuição do clero por continentes, em 2008, é caracterizada por uma elevada prevalência de padres europeus (47,1%), enquanto os americanos são 30%; o clero asiático corresponde a 13,2%, o africano a 8,7% e o da Oceânia a pouco mais de 1%.

Em 2008, os religiosos eram pouco mais de 739 mil, uma diminuição de 7,8% relativamente a 2000. As diminuições mais significativas ocorreram na Europa (- 17,6%), América (-12,9%) e Oceânia (-14,9%), enquanto na África e na Ásia houve um aumento relevante (+21,2% e 16,4%, respectivamente).

A nível global, o número de candidatos ao sacerdócio aumentou, passando de 115.919 em 2007 para 117.024 em 2008. Nesse biénio, houve uma taxa de crescimento de cerca de 1%, mas a Europa registou uma diminuição de 4,3%.

Os dados foram apresentados a Bento XVI pelo seu Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e pelo substituto do secretário de Estado para Assuntos Gerais, D.Fernando Filoni.

O Papa, revela o Vaticano, mostrou “grande interesse pelos dados apresentados”, expressando a sua grande gratidão a todos os que contribuíram para a nova edição do Anuário.

Precedido desde 1716 por várias publicações, o “Annuario Pontificio” passou a sair desde 1940 com o actual esquema, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado, com informação sobre os cardeais, dioceses, bispos, dicastérios e organismos da Cúria Romana, representações diplomáticas do e no Vaticano, institutos religiosos e instituições culturais dependentes da Santa Sé.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Anuário Pontifício apresenta estatísticas da Igreja no mundo

Vatican Information Service

Entre 2007 e 2008, o número de fiéis batizados no mundo aumentou consideravelmente, passando dos 1,147 bilhões para 1,166 bilhões, um aumento total de 19 milhões de fiéis e percentual de 1,7%. Comparando estes dados com a evolução da população mundial no mesmo período, que passou de 6,62 para 6,70 bilhões de pessoas, se observa que a incidência de católicos a nível mundial teve um ligeiro aumento, entre 17,33 e 17,40 por cento.

Este é apenas um dos dados apresentados pelo Anuário Pontifício 2010. As estatísticas referentes ao ano de 2008 fornecem uma análise sintética das principais tendências relativas à Igreja Católica nas 2.945 circunscrições eclesiásticas do planeta.

A partir de 2009, foram erigidas pelo Santo Padre oito novas sedes episcopais e uma Prelazia; uma Prelazia foi elevada a Diocese e três Prefeituras a Vicariatos Apóstolos. No total, foram nomeados 169 novos bispos.

Entre 2007 e 2008, o número de bispos aumentou globalmente em 1,13%, passando dos 4.946 para 5.002. O aumento foi significativo na África (+ 1,83%) e nas Américas (1,57%), enquanto na Ásia (1,09%) e na Europa (0,70%) os valores estão bem abaixo da média global. A Oceania registrou, no mesmo período, uma taxa de variação de -3%. No entanto, tal diferença não causou alterações significativas na distribuição dos bispos por continente.

A situação numérica dos sacerdotes, seja diocesanos ou religiosos, continua a mostrar, globalmente, uma evolução positiva, mas ainda moderada e em torno de 1% no período entre 2000 e 2008. Os sacerdotes, diocesanos e religiosos, de fato, aumentaram nos últimos nove anos, passando de 405.178 em 2000 para 408.024 em 2007 e 409.166 em 2008. A distribuição do clero entre os continentes, em 2008, é caracterizada por uma elevada prevalência de padres europeus (47,1%), enquanto os americanos são 30%; o clero asiático responde por 13,2%, o africano por 8,7% e o da Oceania por 1,2%.

Entre 2000 e 2008, não se alterou a incidência relativa aos sacerdotes na Oceania; ao contrário, cresceu o número do clero africano, asiático e americano, enquanto o clero europeu visivelmente diminuiu de 51,5 para 47,1%.

No rol dos trabalhadores religiosos que auxiliam a atividade pastoral dos bispos e padres, os religiosos professos constituem o grupo de maior peso numérico. Tais religiosos, que eram 801.185 no mundo todo em 2000, diminuíram gradualmente, de tal modo que, em 2008, havia 739.067 (com uma diminuição relativa no período de 7,8%). Destaca-se que o grupo mais numero de religiosos professos encontra-se na Europa (40,9%) e na América (27,5%), e que as diminuições mais significativas ocorreram igualmente na Europa (- 17,6%) e na América (-12,9%), assim como na Oceania (-14,9%), enquanto na África e na Ásia houve um aumento significativo (+21,2% e 16,4%, respectivamente), que contrabalançaram a redução antes apresentada, mas não ao ponto de anulá-la.

Em nível global, o número de candidatos ao sacerdócio aumentou, passando de 115.919 em 2007 para 117.024 em 2008. No biênio, houve uma taxa de crescimento de cerca de 1%. Esta mudança foi positiva na África (3,6%), na Ásia (4,4%) e na Oceania (6,5%), enquanto a Europa registrou uma diminuição de 4,3%. A América apresenta uma situação de estabilidade.


Apresentação ao Papa

Os dados foram apresentados ao Santo Padre na manhã deste sábado, 20, pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e pelo substituto do secretário de Estado para Assuntos Gerais, Dom Fernando Filoni.

A redação do novo anuário esteve aos cuidados do responsável do Escritório Central de Estatísticas da Igreja, monsenhor Vittorio Formenti, do professor Enrico Nenna e de outros colaboradores.

O complexo trabalho de impressão esteve aos cuidados de Dom Pedro Migliasso, S.D.B., Antonio Maggiotto e Giuseppe Canesso, respectivamente Diretor Geral, Diretor Comercial e Diretor Técnico da Tipografia Vaticana.

O Santo Padre expressou sua gratidão, mostrando grande interesse pelos dados apresentados e expressando sua grande gratidão a todos os que contribuíram para a nova edição do Anuário.

Pesquisar este blog