Mostrando postagens com marcador louvor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador louvor. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 8 de junho de 2010

Maria: modelo de louvor

Imagem de Destaque
O 'Magnificat' nos faz viver cheios do Santo Espírito

A mulher e homem de louvor têm total adesão ao Senhor. Deus, de toda a eternidade, chamou o homem para o Seu louvor; essa é a nossa vocação, o nosso chamado. Infelizmente, o homem se afastou da glória por conta do pecado; mas Deus, como é fidelidade, quer salvá-lo desse mal [pecado]. A nossa vida precisa se tornar um eterno louvor. Aquela pessoa, que é chamada por Deus para o louvor, deve escolher a melhor parte. Qual é parte que você tem escolhido? Qual é o centro da sua opção? Isso toca na base da nossa história, muitas escolhas são feitas para a superficialidade.

Só pode amar quem realmente faz uma experiência com Deus. Peça ao Altíssimo a graça de uma visão sadia da vida. Esse louvor que nos alcança nos abre para o relacionamento, no qual nós vivenciamos a sinceridade, a verdade e a gratuidade; daí a comunidade se torna uma expressão de louvor.

Só o "homem novo" conhece o "canto novo" de louvor. Quem está preso canta um "canto velho", mas o "homem novo" canta com sua vida um "canto novo", em toda e qualquer circunstância.

Você foi criado para o louvor da glória de Deus, por isso não jogue o dom da sua vida fora! Seja você casado, consagrado, solteiro, seja em qual realidade de vida estiver, que você busque um coração unido a Deus, pois é próprio da alma que ama estar com o Amado.

O místico é aquele que, na intimidade, vai eleger o absoluto de Deus em Jesus Cristo. O místico é alguém aberto ao Espírito Santo. O místico, pela ação do Espírito Santo, faz do fiel que fala com Deus um orante, um homem de oração; do que fala a respeito de Deus, um teólogo; do que fala no lugar de Deus o Espírito Santo torna essa pessoa um profeta; daquele que fala em Deus o Espírito Santo o torna um místico, aquele que faz todas as coisas em Deus. Essa é a obra do louvor.

Como viver tudo isso? Precisamos de um modelo e a Virgem Maria é o nosso modelo. Mergulhemos na vida de Nossa Senhora para entender como se manifesta esse louvor. A Santíssima Virgem é modelo porque ela é toda transparente a Deus; aquele que quer viver o louvor da glória de Deus precisa ser uma pessoa transparente. Maria é modelo do anúncio profético da Igreja e para a Igreja. O "Magnificat", cantado por ela, expressa tudo isso. O "Magnificat" é o verdadeiro kairós, um tempo novo instaurado na história.

"E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre" (Lc 1,46-56)

Para onde está voltado o olhar da Virgem Maria? Totalmente fixado em Deus. Aquela, que acreditou, está com o olhar totalmente voltado para o Todo-poderoso. Você cantou o "Magnificat" com sua alma elevada ao Senhor? Se seu olhar está perdido é preciso colocá-lo sob o olhar d'Aquele que é o Absoluto, o Senhor; Ele recolhe sua alma e a lança no infinito, que é Ele.

Maria se volta para o Senhor, que é três vezes santo. É uma manifestação tão profunda que tudo silencia, por isso, para ser louvor, é preciso fazer a experiência do silêncio que nos cala. Maria é modelo de louvor porque está toda voltada para Deus Pai.

Diante do Altíssimo a criatura se conhece na verdade. Ela tem um coração que vivencia o autoconhecimento. É dessa forma que Nossa Senhora se sente no "Magnificat", olhada por Deus e ao mesmo tempo pequena. Permita hoje que o Senhor o olhe com amor. Maria se sente olhada e alcançada pelo amor de Deus, essa é a experiência do autêntico louvor. O conhecimento de si sem o conhecimento de Deus geraria o desespero. Quantas pessoas desesperadas há, porque experimentam a incapacidade diante da vida e por não conhecerem a Deus se desesperam.

A Santíssima Virgem Maria é a exaltação mais pura do conhecimento de Deus e de si. É a alegria, o júbilo da criatura amada pelo Criador. O "Magnificat" é um falar no Espírito, que não se pode compreender a não ser n'Ele mesmo [Espírito Santo de Deus].

O "Magnificat" não é apenas para ser recitado, mas vivido, é um cântico que nos faz viver cheios do Santo Espírito, cheios da graça de Deus! O caminho está vazio de si. Sem pequenez não existe o mais belo louvor de Deus. O belo louvor brota dessa experiência.

Seja livre e dócil. As palavras do Cântico de Maria ["Magnificat"] mostram o verdadeiro louvor e é decisivo porque o Messias chegou. O coração orante de Virgem Santíssima entoa tudo isso. Vamos orar como Nossa Senhora. Se o seu olhar hoje não está voltado para Deus é tempo de voltá-lo para o Senhor.

Padre Eliano
Fraternidade Jesus Salvador

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A vida do cristão deve ser um Louvor


Padre Paulinho

Santo Agostinho fala de um aleluia que quer dizer louvor a Deus. Este louvor que deve brotar do nosso coração, por ter nos dado Jesus e por Jesus ter assumido os nossos pecados, pois por meio d'Ele somos filhos de Deus.


Neste tempo pascal devemos ter um coração muito grato a Deus. Santo Agostinho diz que devemos louvar a Deus, pelo tempo quaresmal, porque é um tempo que voltamos para a casa do Pai. Mas ele também fala do louvor do Tempo Pascal, pois é o que viveremos lá no céu, ou seja, o gozo da ressurreição.


Muitas vezes nós temos o nosso coração preocupado com as coisas aqui da terra e não voltamos o nosso coração para as coisas do alto, para a eternidade. O tempo pascal é um tempo de vida eterna, porque devemos, neste tempo, viver aqui na terra o que viveremos no Céu. Você acha que lá vai ter lagrimas, tentação, provação? Nos já podemos, pela graça do Espirito, treinarmos o louvor que vamos cantar no Céu. Você tem treinado? Precisamos treinar porque um dia vai chegar a nossa hora. Jesus disse no evangelho de hoje: “Eu vou, mas Eu voltarei.”


A liturgia desta semana vai nos mostrar Jesus que se despede dos discípulos, porque só quando Jesus voltar ao Pai Ele vai poder enviar sobre toda a humanidade o Paráclito prometido. Vamos ver, por exemplo, Pedro, um homem medroso que negou Jesus, e depois de pentecostes vamos ver este mesmo Pedro valente, pregando o evangelho sem temor. Foi assim que o evangelho foi se espelhando, assim também foi se espelhando as perseguições e a Palavra era anunciada através desta diáspora.

"O tempo pascal é um tempo de vida eterna"

As conversões aconteciam pelo poder do Espirito Santo, os Apóstolos foram estes instrumentos usados por Deus para que a Palavra chegasse a toda a humanidade. Certamente a sua vida tem mudado, ela não é mais a mesma, porque você está ouvindo e acolhendo esta mesma Palavra.


Devemos trazer em nossos lábios não mais a lamentação e a murmuração, mas sim o louvor do aleluia de que nos fala santo Agostinho. Para entendermos que nossa vida de cristãos deve ser pautada pelo louvor, até mesmo pelas coisas que não dão certo. As vezes buscamos a Deus só quando precisamos, e quando as coisas não acontecem do jeito que queremos, jogamos a culpa em Deus. Devemos estar com o coração aberto para que este Espírito caia em nós e nos transforme de trevas em luz, de tristeza em rostos alegres, de pessoas bravas para pessoas acolhedoras. Para ser um cristão verdadeiro não é difícil, o problema e que queremos fazer as coisas com a nossa cabeça.


“O Espírito vos recordará todas as coisas”


A nossa fé e uma fé de memória. Na consagração eucarística Jesus diz: “fazei isso em memória de Mim”. E essa memória se atualiza, se transforma em memorial e Ele se dá mais uma vez a nós. Hoje celebramos a dia das mães. Quem não se lembrou da mãe hoje? Não tem como não lembrar daquela que nos deu a vida, que nos gerou.

A maternidade é um dom incalculável. Hoje devemos louvar a Deus pela maternidade, pelas mães, pois infelizmente o mundo de hoje não quer receber este dom de Deus, as pessoas não querem esta bênção, que é um filho, porque uma criança é a alegria na casa. Bendito seja o ventre das mães, os seios que nos amamentaram aquela comidinha que só a nossa mãe sabe fazer. Precisamos olhar para a nossa mãe, para aquelas que cuidaram de nós com gratidão. Hoje é um grande dia de gratidão a Deus pela nossa mãe.


Como não lembrar e reconhecer a Mãe de Jesus e agradecer àquela que nos trouxe o Filho de Deus através do seu sim, pois através do sim de Maria a história da humanidade mudou. Através do seu sim à maternidade você também pode mudar o mundo, pois nós não temos o direito de matar uma criança no ventre de sua mãe, abra-se à vida, agradeça a Deus pelo dom da maternidade.

Pesquisar este blog