Mostrando postagens com marcador comunicação.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comunicação.. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CNBB promove curso de comunicação e liturgia na Canção Nova

A Canção Nova sedia, entre os dias 28 e 30 de maio, o curso de “Comunicação e Liturgia: celebração do mistério das transmissões televisivas”. Trata-se de uma parceria da comunidade católica com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a fim de aprimorar a missão específica desta obra, que é evangelizar por intermédio dos meios de comunicação.

O curso está sendo ministrado pela assessora nacional de comunicação da CNBB, Irmã Elide Maria Fogolari, e terá a duração de 24 horas-aulas, conduzidas de forma teórica e prática. Cerca de 220 profissionais do Sistema Canção Nova de Comunicação estão participando desse importante momento de formação.

De acordo com os organizadores, esta iniciativa é uma grande necessidade em vista do crescimento progressivo das transmissões de Celebrações Eucarísticas e demais eventos religiosos em emissoras de rádio e canais de TV católicos. O conteúdo é embasado em documentos eclesiais e alicerçado na fundamentação teológica, pastoral e comunicativa.

O objetivo do curso é promover “o encontro, a escuta, o louvor, a ação de graças, a partilha, a comunhão e o compromisso, ajudar as mídias a envolverem os telespectadores numa profunda experiência do mistério pascal de Cristo e abordar as modalidades discursivas da TV a partir dos fundamentos teológicos e litúrgicos”.

O responsável pela Liturgia na Canção Nova, padre Donizete Ferreira, afirma que a comunidade católica sempre buscou caminhar em comunhão com a Igreja. “Colaboramos com a missão de conduzir os fiéis a uma participação ativa, conscientes no mistério da Celebração Eucarística. Este curso é mais uma oportunidade de colocarmos à disposição da Igreja todas as mídias que possuímos”, declarou.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Igreja sempre é comunicação', afirma Dom Orani

CN Notícias Sávio Gabatel

Jesus ''nos deixou a Igreja para continuar essa missão de comunicar a 'boa notícia' a todos'', disse Dom Orani

"A Igreja sempre é comunicação", afirmou o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB e Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, nesta quarta-feira, 5, dia em que se comemora o Dia Nacional das Comunicações.

Dom Orani explica que o "próprio Jesus veio para comunicar a mensagem do Pai e, assim, também nos deixou a Igreja para continuar essa missão de comunicar a 'Boa Notícia' a todos. Isso através do testemunho, da Palavra de Deus e dos meios que vão surgindo".

O prelado recordou ainda a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que será celebrado no Dia da Ascensão do Senhor, no próximo dia 16, quando o Santo Padre recorda aos padres que "nós não podemos estar fora desse trabalho de comunicação, anunciando a Palavra de Deus".

domingo, 25 de abril de 2010

Papa destaca missão da Igreja nos meios de comunicação

Rádio Vaticano
Parte da Home do site oficial do Vaticano

O Papa Bento XVI recebeu na manhã deste sábado os participantes do encontro nacional intitulado "Testemunhas digitais. Rostos e linguagens na era da mídia", promovido pela Conferência Episcopal Italiana.

Bento XVI destacou em seu discurso que o nosso tempo abriu as fronteiras para a comunicação e que a missão da Igreja e de toda pessoa que trabalha nos meios de comunicação é salvaguardar a qualidade das relações humanas e atender às pessoas e suas necessidades espirituais, oferecendo aos homens que vivem nesta era digital os sinais necessários para reconhecer o Senhor. Vários profissionais italianos do mundo da comunicação participaram do encontro, que se realizou em Roma.



O Papa convidou os participantes a fazerem dos meios de comunicação um caminho que conduza à Palavra de Deus. "Como animadores da cultura e da comunicação, vocês são os sinais vivos de que os modernos meios de comunicação fazem parte dos instrumentos cotidianos, através dos quais as comunidades eclesiais se expressam. Através deles é possível entrar em contato com o próprio território e instaurar formas de diálogo a longa distância".



O Pontífice exortou os profissionais da comunicação a continuarem nutrindo em seus corações uma saudável paixão pelo ser humano. "Que vocês sejam ajudados por uma sólida preparação teológica e pela profunda e alegre paixão por Deus, alimentada pelo contínuo diálogo com o Senhor".


O Santo Padre citou alguns meios de comunicação que estão a serviço da Igreja na Itália, como o jornal da CEI, Avvenire, a emissora televisiva TV 2000, a rede de rádios inBlu e a agência SIR (Serviço de Informação Religiosa), além de jornais e vários sites de inspiração católica.



Ao concluiu seu discurso, Bento XVI agradeceu os participantes do encontro pelo serviço prestado à Igreja e ao ser humano, e invocou sobre todos eles a proteção da Virgem Maria e dos grandes santos da comunicação.

Pesquisar este blog