Mostrando postagens com marcador Internet. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Internet. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de maio de 2010

Celebrações em Fátima serão transmitidas pela Internet

Sala de Imprensa do Santuário de Fátima


A peregrinação de Bento XVI a Fátima, nos dias 12 e 13 de Maio, será transmitida ao vivo através da página oficial do Santuário na Internet - www.fatima.pt.


O recurso às novas tecnologias de divulgação da peregrinação, iniciada em Agosto de 2009 com uma câmara fixa no altar do recinto, alarga-se agora com a transmissão por aquela via das imagens difundidas pela TVI, estação televisiva responsável pela cobertura televisiva das cerimônias e encontros de Bento XVI em Fátima.


Desde o momento do anúncio da visita do Papa Bento XVI a Portugal, em setembro de 2009, chegam ao Santuário vários pedidos de internautas a solicitar este serviço, uma vez que não lhes é possível deslocarem-se ao Santuário.


Desta forma, o Santuário permite que, aos milhares de peregrinos que vão estar presentes na Cova da Iria, juntem-se outros de todo o mundo.


Essa decisão permite também dar resposta aos pedidos de rádios e web tv’s de Portugal, Itália e Colômbia, que solicitam uma ligação por Internet para fazer chegar aos seus ouvintes e internautas as celebrações e encontros do Papa em Fátima.


Em Outubro de 2009, por ocasião das celebrações da Peregrinação Internacional de Outubro, acessaram a página oficial do Santuário na Internet mais de 14.500 internautas. As transmissões online foram visualizadas por cerca de 7.500 pessoas.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Documentos da Santa Sé sobre Pio XII estarão na internet

Rádio Vaticano

Serão publicadas em breve na Internet, as mais de 8 mil páginas dos "Atos e documentos da Santa Sé relativos à II Guerra Mundial" (Actes et documents du Saint-Sie'ge relatifs a' la Seconde guerre mondiale), redigidos pelos padres jesuítas Pierre Blet, Angelo Martini, Robert A. Graham e Burkhart Schneider. A obra, de onze volumes, foi publicada pela Livraria Editora Vaticana.

O material foi publicado por ordem de Paulo VI, e contém uma seleção ampla e detalhada dos documentos dos arquivos secretos do Vaticano sobre a II Guerra e o pontificado de Pio XII naqueles anos.

A iniciativa de disponibilizá-lo na Internet tem o apoio da Santa Sé, que aderiu ao pedido da Fundação "Faça o caminho" (Pave the Way Foundation-Ptwf), uma organização judaico-americana. Foi digitalizada uma antologia de 5.125 documentos

pertencentes aos Arquivos Secretos do Vaticano e datados entre março de 1939 e maio de 1945.

A Fundação PTW é uma organização concebida para remover os obstáculos entre as religiões, promover a colaboração e colocar fim ao abuso da religião para fins políticos.

Em entrevista à Zenit, o fundador e presidente Gary Krupp, diz que "ao desenvolver sua missão, constatou que o papado de Pio XII, na época da II Guerra, foi motivo de contestação. Este fato – explica – tem impacto sobre mais de um bilhão de pessoas. A publicação on-line de todo este material quer ser um serviço à verdade histórica".

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A internet contribuindo para a evangelização. Hoje surgem novos campos, novos areópagos

A internet contribuindo para a evangelização

Hoje surgem novos campos, novos areópagos
Por si só, a invenção do telefone provocou uma grande revolução no mundo das comunicações. O advento do computador, associado às telecomunicações, gerou uma nova tecnologia: a teleinformática. Essa tecnologia é simplesmente responsável pela Internet, um novo conceito em comunicação, responsável pela explosão de uma nova era: a da informação. Vivemos um momento em que a informação viaja na velocidade da luz.

A tecnologia disponível na atualidade imprime uma maior velocidade nas mudanças do nosso cotidiano e a Igreja Católica está sensível a essas mudanças. A Internet deverá ser vista pela Igreja não só como uma ágil ferramenta de comunicação, mas, sobretudo, como um instrumento útil de evangelização de um povo cada vez mais carente de Deus.

Estamos vivendo uma época ímpar, em que a Igreja faz todo esforço possível para adaptar-se, – conforme as exigências do momento, sem, contudo, se distanciar do que é essencial –, às novas tecnologias, com um desejo de construir e fazer acontecer o Reino de Deus, abrindo, assim, uma nova página, início de um novo capítulo na história da evangelização. Para a Igreja, evangelizar é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, é fazer nova todas as coisas (cf. Apoc 21, 5).

Felizmente temos a internet como uma graça que fascina a todos, como um espaço que nos ajuda no descobrimento de novos caminhos, meio imprescindível para fazer ecoar a mensagem do Evangelho, tornando a pessoa humana, nos dias de hoje, mais alegre e feliz, totalmente realizada em Cristo.

Hoje surgem novos campos, novos areópagos. É só olhar o mundo da internet para encontrar os nomes que já são conhecidos: web, sites, meios virtuais, programas interativos de TV, entre outros. À medida que se experimenta a ciência e a tecnologia, é claro e evidente que aparece o avanço na evangelização. As distâncias encurtadas e os acontecimentos e notícias em tempo real são graças e bênçãos. Que beleza e que maravilha!

Por isso, uma corajosa e lúcida imaginação se faz necessária, com uma boa linguagem e bem apropriada, de tal modo que o Evangelho chegue aos homens e mulheres do nosso tempo, envolvendo-os na nossa cultura hodierna, urbana e moderna. Cristo quer o coração ardoroso das pessoas de boa vontade, nas circunstâncias atuais, com novos métodos, novas expressões e novas maneiras.

Agora é preciso que tenhamos, nos dias de hoje, pessoas capacitadas, que vivam a intimidade das novas tecnologias, colocando-as a serviço da Boa Nova da Salvação. Eis o nosso maior desafio, que é o de toda a Igreja. Precisamos de animadores atualizados, que saibam levar a Palavra de Deus ao coração da nossa boa gente, com eficácia e criatividade, num mundo, em grande parte, indiferente, longe e distante da proposta e do convite do nosso Bom Deus, que é para todos.

O documento “A Igreja e a Internet” contribui para maior integração desses modernos recursos na atividade pastoral. A missão que Jesus deixou à Igreja foi a de transmitir aos confins da terra, até ao final dos tempos, Sua mensagem salvadora. Ela deve ser cuidadosamente distinguida do crescimento do Reino de Cristo. Contudo, seu progresso é de grande interesse para o Reino de Deus, na medida em que pode contribuir para organizar a sociedade humana. Ora, os atuais meios de transmissão de ideias representam fatores importantes na História, pois poderão cooperar, de forma eficaz, para os valores da dignidade humana, da comunidade fraterna e da liberdade, além de facilitar a transmissão do Evangelho.

Padre Anderson Marçal

Pesquisar este blog